

Erva aromática pode melhorar a memória prospectiva – Foto: Freepik/ND
Os problemas de quem sempre esquece de tirar a carne do congelador, de tomar remédio no horário certo ou responder aquele e-mail importante têm solução. Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, mostrou que o óleo essencial da erva aromática alecrim pode “turbinar” a memória em até 75%.
Isso porque o aroma de alecrim pode melhorar a memória prospectiva, ou seja, a capacidade de lembrar de eventos futuros e tarefas a serem realizadas em momentos específicos. São aquelas pequenas tarefas importantes na rotina, mas que acabam ofuscadas por compromissos maiores.
A pesquisa foi realizada pelos professores e pesquisadores Jemma McCready e Mark Moss, que estudam o efeito da erva aromática há anos. Eles explicam que existem vários tipos de memória, de curto e longo prazo, episódica, semântica, sensorial, entre outras.
Em estudos anteriores, os especialistas haviam descoberto que o óleo essencial podia melhorar a memória de longo prazo e a aritmética mental, que é a memória usada para realizar contas matemáticas de cabeça.

Pesquisa sobre a erva aromática foi realizada pela Universidade de Northumbria – Foto: Divulgação/Universidade de Northumbria/ND
“Neste estudo, focamos na memória prospectiva, essencial para o dia a dia, como lembrar de tomar um remédio na hora certa ou enviar um cartão de aniversário”, explicou Jemma.
Como foi a pesquisa?
O experimento envolveu 66 participantes, divididos em dois grupos: um permaneceu em uma sala com aroma de alecrim, enquanto o outro ficou em uma sala sem qualquer fragrância.
O óleo essencial foi espalhado no ambiente 5 minutos antes do início dos testes com a ajuda de um difusor. Quando entravam na sala, os voluntários tinham que realizar diversas tarefas que exigiam o uso da memória.
Entre elas, como esconder objetos e recuperá-los depois, entregar itens a um pesquisador em horários específicos e guardar informações detalhadas, por exemplo, lembrar de avisar um professor de abrir a garagem no horário combinado.

Voluntários expostos à erva aromática realizaram diversos testes de memória – Foto: Freepik/ND
Os participantes também preencheram questionários avaliando seu humor e tiveram amostras de sangue coletadas.
Os resultados do óleo essencial para memória
Os resultados mostraram que aqueles expostos ao aroma de alecrim tiveram um desempenho de 60% a 75% melhor do que os voluntários que não sentiram o cheiro da erva aromática.
Além disso, os pesquisadores encontraram uma maior presença de 1,8-cineol nas amostras de sangue dos participantes expostos ao alecrim, um composto que influencia processos bioquímicos no cérebro ligados à memória e está presente no óleo essencial.
“Não houve ligação entre o humor e a memória dos participantes. Isso sugere que o desempenho não é influenciado como consequência de mudanças no estado de alerta ou excitação”, destacou Jemma McCready.
Abrem-se as portas para novas possibilidades
A pesquisadora reforça que mais estudos são necessários para investigar se esse tratamento é útil para adultos mais velhos que experimentaram declínio de memória.

Estudo pode incentivar novos tratamentos para doenças que afetam a memória – Foto: Reprodução/ND
No entanto, as descobertas abrem caminho para novas pesquisas que podem auxiliar no tratamento de pessoas com doenças degenerativas, com o Alzheimer, ou até mesmo a perda de memória associada à terceira idade.
“Lembrar quando e para onde ir e por quais razões sustenta tudo o que fazemos, e todos nós sofremos pequenas falhas que podem ser frustrantes e, às vezes, perigosas”, destacou Jemma.
Efeitos positivos também foram observados em crianças
Anos após a primeira pesquisa em adultos, a Universidade de Northumbria fez outro estudo parecido, mas desta vez em crianças. Um total de 40 alunos de uma escola primária da Inglaterra, com idades entre 9 e 11 anos, responderam diferentes testes de memória.
Igual ao primeiro estudo, metade do grupo foi exposta ao óleo essencial de alecrim e a outra, não. Os resultados mostraram que a erva aromática pode melhorar significativamente o desempenho da memória em crianças.

Óleo essencial da erva aromática pode ser usada até no cabelo – Foto: Canva/Divulgação/ND
Os pesquisadores acreditam que o potencial de aprimoramento nas crianças é até maior do que em adultos e levantam a possibilidade de que a exposição ao aroma pode melhorar a capacidade acadêmica dos alunos.
5 maneiras de usar o óleo essencial de alecrim no dia a dia
- Infusão: inale o óleo essencial de alecrim diretamente do frasco ou adicione em um difusor;
- Ingestão: adicione 1-2 gotas de óleo essencial de alecrim em um copo de água e beba;
- Massagens: dilua 5 a 6 gotas de óleo essencial em 1 colher de sopa do óleo de massagem de sua preferência;
- Banho: adicione 10 a 15 gotas à água da banheira ou misture 2 gotas com sabonete neutro líquido;
- Cabelo: adicione 5-7 gotas de óleo essencial de alecrim em seu shampoo ou condicionador.