
Nos meses de janeiro e de fevereiro, 10,9 mil pacientes não compareceram a consultas e exames em Criciúma. Os dados foram levantados pela administração municipal, que afirma que o absenteísmo, nome usado para essas ausências, é um problema que afeta o sistema de saúde.

Somente em dois meses, mais de 10 mil pacientes não compareceram a consultas e exames no município – Foto: Divulgação/Internet/ND
Somente em janeiro de 2025, 4.788 pacientes faltaram às consultas, tanto médicas quanto odontológicas, além dos exames agendados. Isso representa 16,55% do total. Em fevereiro, esse índice subiu para 17,73%, com 6.122 ausências. Diante desse desafio, a Secretaria de Saúde de Criciúma destaca a importância da conscientização da população.
10 mil pacientes não compareceram a consultas e exames em Criciúma
A pasta orienta os cidadãos a entrarem em contato com a Unidade de Saúde para remarcar ou cancelar os agendamentos. Com isso, é possível garantir um melhor aproveitamento das vagas disponíveis e um atendimento mais ágil para todos.

Plataforma no celular permite que pacientes cancelem consultas e exames – Foto de Divulgação/Internet
De acordo com o secretário de Saúde de Criciúma, Deivid Freitas, cada vez mais, os pacientes têm deixado de comparecer a consultas agendadas sem comunicar antecipadamente.
“Nas Unidades de Saúde, por exemplo, aquele usuário que precisa se consultar, muitas vezes, não consegue, porque outra pessoa já fez o agendamento via TeleSaúde. No entanto, essa pessoa acaba não comparecendo à consulta e não avisa com tempo hábil para que outra possa ocupar sua vaga”, explica.
Consultas podem ser canceladas pelo TeleSaúde
O cancelamento do agendamento das consultas e dos demais procedimentos pode ser realizado de forma rápida, acessível e diretamente pelo celular, por meio do TeleSaúde, no WhatsApp. A ferramenta conta com um espaço específico solicitar o pedido.

Por meio do TeleSaúde, pacientes podem agendar e cancelar consultas e exames – Foto: Decom/Divulgação/ND
“Além disso, a Secretaria de Saúde está complementando ações, serviços e sistemas para que possamos avisar o paciente sobre as consultas com dois dias ou com um dia de antecedência, garantindo que ele se lembre do compromisso”, explica o secretário.
A coordenadora da APS (Atenção Primária à Saúde), Francielle Gava, destaca que há diversas medidas adotadas para lembrar os pacientes sobre as consultas. Entre elas, o envio de comprovantes de agendamento para consultas clínicas e odontológicas, entregues no momento do agendamento via WhatsApp, além do envio de uma mensagem de confirmação por SMS.