Ouviu o trovão? Campinas é atingida por dois raios simultâneos e moradores da região central se assustam


Segundo Inpe, foram registradas 10 descargas na metrópole na noite desta terça-feira (22). Campinas registra 10 descargas elétricas durante chuva desta terça-feira
Os moradores da região central de Campinas (SP) foram surpreendidos pelo barulho de dois raios que caíram simultaneamente, segundo o Clima Tempo, por volta das 23h45 da noite desta terça-feira (22). O barulho foi tão grande que outros bairros também sentiram o impacto do raio.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nesta noite, foram registradas um total de 10 descargas na metrópole, destas, cinco foram raios, os que atingem o solo, e outras cinco foram 5 relâmpagos, quando ocorrem entre as nuvens.
“O trovão de um único raio que atinja o solo relativamente próximo pode produzir um ruído estrondoso”, explica em nota o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Câmera na Rodovia Dom Pedro captura momento da queda do raio que ilumina a pista em Campinas.
Rota das Bandeiras
Raios e trovões
Segundo Bruno Bainy, meteorologista do Cepagri da Unicamp, tivemos na noite desta terça descargas atmosféricas, mas as intensidades não foram tão expressivas. Ele explicou que grande parte dos raios acontece entre as nuvens, e apenas 20 a 30% que caem no solo e apresentam riscos para segurança das pessoas.
Bainy explica essa época do ano de fim de outubro, estamos retomando a estação das chuvas, quando elas ficam mais regulares e frequentes. E um dos processos que predominantes é a convecção que está associada à eletrificação das nuvens.
“Uma das principais teorias sobre eletrificação das nuvens, que ainda é muito investigada, é com relação às partículas de gelo, de água solidificada no interior da nuvem, que se colidem pelos processos turbulentos da convecção e que aí acabam trocando cargas e aí acabam eletrificando a nuvem”
Raios e relâmpagos atingem a região de Campinas
Reprodução / EPTV
Transtornos
Conforme a Emdec, empresa que gerencia o trânsito na cidade, pelo menos vinte semáforos tiveram problemas devido às descargas elétricas.
Os problemas foram registrados em vários bairros, principalmente no Centro da cidade e no Cambuí. E em outros pontos, como nas avenidas John Boyd Dunlop e Antônio Francisco de Paula Souza, que liga Campinas a Valinhos.
Em nota, a Secretaria Segurança de Campinas informou que por causa da queda de energia após da chuva, cerca de 80 câmeras da Central Integrada de Comando e Controle foram atingidas e desligadas. No entanto, todas já foram restabelecidas.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.