Porteiro do condomínio, de 29 anos, está entre os cinco acusados. Crime ocorreu no bairro Embaré, em Santos (SP). Condomínio na Rua Castro Alves foi alvo de criminosos em Santos (SP)
Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal e Reprodução
O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) denunciou cinco homens pela invasão de um prédio de luxo em Santos, no litoral de São Paulo. O porteiro do condomínio, de 29 anos, está entre os acusados. Ele teria ajudado a organizar a entrada dos comparsas, que tinham como alvo principal o goleiro João Paulo, do Santos Futebol Clube.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O caso ocorreu no dia 1º de outubro, na Rua Castro Alves, no bairro Embaré. Durante a invasão, a Polícia Militar (PM) foi acionada e um dos suspeitos, de 19 anos, foi baleado e detido após ser encaminhado na Santa Casa de Santos (SP).
Outros dois suspeitos se entregaram após libertarem as vítimas. Outro membro do grupo foi encontrado após se esconder pelo edifício. O porteiro confessou a participação no crime alegando à polícia que foi coagido pelos demais.
Em denúncia enviada à Justiça na última semana, o promotor André Luiz dos Santos denunciou os cinco envolvidos, com idades entre 19 e 30 anos, por crimes que variam entre roubos tentados e consumados, organização criminosa, receptação, porte de munição, extorsão, cárcere privado, fraude processual, desobediência e resistência.
De acordo com o MP, os criminosos usaram um carro fruto de um furto anterior, com placas adulteradas, para entrar no prédio. No local, eles renderam moradores e funcionários, que tiveram a “liberdade restringida”, ficando trancados em um apartamento. Algumas das vítimas, inclusive, permaneceram em cárcere mesmo após a polícia cercar o edifício.
Além disso, de acordo com o MP-SP, os homens roubaram objetos, como joias, relógios e bolsas, e destruíram os próprios celulares para “induzir a erro o juiz ou perito em processo penal a ser instaurado”.
Ainda segundo a denúncia, todos os suspeitos constituíram uma organização criminosa armada para a prática de roubos e extorsão, em especial no condomínio, organizando-se de forma estruturada e dividindo tarefas.
O promotor declarou que, apesar do alvo principal ser o jogador de futebol e a esposa dele, a quadrilha também planejava “visitar” outros apartamentos a partir das informações do porteiro.
Indenização
No documento enviado à Justiça, o promotor também solicitou que as vítimas recebessem indenização para reparação dos danos.
De acordo com o MP-SP, a proprietária do carro que foi furtado e usado no crime suportou danos materiais de R$ 49.056,00, que é a avaliação do automóvel pela tabela FIPE.
Ainda segundo o MP-SP, as demais vítimas devem ser ressarcidas por danos morais:
O goleiro do Santos e a esposa dele, por tentativa de roubo: valor correspondente a 2 salários-mínimos para cada;
Três funcionários e um morador, por terem a liberdade restringida ao ficarem em cárcere privado: valor correspondente a 5 salários-mínimos para cada;
Casal de moradores, por serem donos do apartamento que foi local da restrição da liberdade e sequestro: valor correspondente a 10 salários-mínimos para cada.
Goleiro
Juliane Costa e o marido João Paulo, goleiro do Santos FC, se manifestaram sobre invasão de criminosos ao prédio onde moram
Reprodução/Instagram
O goleiro João Paulo era o principal alvo de assaltantes que invadiram o condomínio de luxo onde ele mora. No momento do crime, o goleiro treinava com os demais companheiros de equipe.
“Eu não estava em casa no momento [do crime], estava no CT [Centro de Treinamento] tratando [de uma lesão no tornozelo], só estava a Ju [esposa, Juliane Costa] aqui, mas graças a Deus não aconteceu nada, tá? Tá todo mundo bem aqui, podem ficar tranquilos. Um grande abraço”, disse o João Paulo ao lado da companheira em publicação feita no Instagram.
Ainda de acordo com a publicação feita por Juliane, ela ressaltou que todos estão bem, que foi apenas um “susto muito grande” e que o “anjo da guarda segue trabalhando”.
“Queria agradecer todas as mensagens que eu estou recebendo, tá? Foi um dia atípico aí, mas estamos bem, isso que importa, né?”, disse ela, que estava ao lado do marido durante a gravação do story no Instagram. Juliane também agradeceu a ação das autoridades de segurança.
Suspeito baleado
Vídeo mostra tentativa de fuga de criminoso que invadiu prédio; suspeito foi baleado
Um vídeo obtido pelo g1 mostra o momento em que um dos criminosos, de 19 anos, tentou fugir do local e foi baleado por policiais militares (assista acima).
Imagens registradas por câmeras de monitoramento da região mostram o momento em que ele sai do edifício em alta velocidade. No entanto, os policiais militares que estavam do lado de fora do prédio logo reagiram e atiraram contra o veículo. Em seguida, os agentes correram em direção ao veículo.
Segundo apurado pela TV Tribuna, afiliada da Globo, o suspeito abandonou o carro no meio da rua e tentou fugir correndo, mas acabou caindo em frente um comércio na rua.
O homem, que não teve a identidade revelada, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para a Santa Casa de Santos. Depois, ele foi detido pela polícia.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos