Um grupo de sete amigos britânicos fez uma descoberta durante um teste com um detector de metais em um campo no sudoeste da Inglaterra. Estavam lá mais de 2.500 moedas de prata do século XI, avaliadas em 5,1 milhões de euros.
Esse achado das moedas foi considerado o mais valioso já encontrado no Reino Unido e será exposto no British Museum a partir de novembro.
Os amigos, acompanhados por um cão, estavam testando o equipamento em um campo quando se depararam com as moedas. No total, foram encontradas 2.584 moedas. O tesouro foi adquirido pelo South West Heritage Trust, uma instituição de caridade, pelo valor de 4,3 milhões de libras.
Como o valor das moedas foi dividido
Especialistas acreditam que as moedas foram enterradas como uma forma de proteção durante um período de guerras. De acordo com a Lei do Tesouro de 1996 no Reino Unido, qualquer pessoa que encontre um tesouro deve informar às autoridades.
Os amigos e o proprietário do terreno onde as moedas foi encontradas receberam uma recompensa financeira, dividindo igualmente os 5,1 milhões de euros. O proprietário optou por manter o anonimato.