Linha 1-Azul opera parcialmente neste sábado (25). Volume de chuva acumulado nesta sexta (24) foi o terceiro maior desde o início das medições do Instituto Nacional de Meteorologia, em 1961. Vídeo mostra estragos causados pela chuva em estação de metrô tomada por enxurrada
A estação Jardim São Paulo, da Linha 1-Azul do Metrô, segue tomada pela água neste sábado (25), quase 24 horas após o local ter sido atingido por uma enxurrada provocada pela forte chuva que atingiu a capital paulista na tarde de sexta-feira (24).
Vídeos obtidos pela TV Globo e GloboNews mostram:
Os trilhos ainda submersos por água barrenta;
A área de acesso às catracas repleta de lama e lixo;
Quiosques e refeitórios com equipamentos e alimentos danificados;
Confira no vídeo acima.
Na sexta (24), a cidade registrou o terceiro maior volume de chuva da história, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) — foram 125,4 mm acumulados.
Desde o início da operação neste sábado, os trens da linha 1-Azul estão circulando somente no trecho entre Jabaquara e Santana. O sistema Paese, de ônibus, precisou ser acionado para atender os passageiros no trajeto entre Tucuruvi e Jardim São Paulo.
Equipes do Metrô foram acionadas para drenar as vias e restabelecer o funcionamento de equipamentos na estação Jd. São Paulo-Ayrton Senna (imagem abaixo).
Drenagem de água na estação Jardim São Paulo, da linha 1-Azul do Metrô
Divulgação/Metrô
Morte de idoso
Na Zona Oeste, um homem de 73 anos morreu após uma enxurrada invadir sua residência em Pinheiros. Rodolpho Tamanini Netto, a vítima, era artista plástico.
Segundo o boletim de ocorrência do caso, acredita-se que o idoso estava no quintal da residência quanto a água invadiu o local.
Ele, então, teria sido arrastado até uma oficina localizada nos fundos do terreno. A água atingiu a altura aproximada de 2 metros. No local, havia marcas de sangue na parede e próximo ao teto da oficina.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que policiais militares foram acionados para atender a ocorrência e, no local, encontraram a vítima na residência dos fundos, já sem vida. O caso foi registrado como morte suspeita pelo 14º DP.
Transtornos
Os transtornos causados foram diversos. A Zona Norte foi a região mais afetada da capital, com ruas alagadas, carros levados pela enxurrada e cachoeira em escadarias do Metrô.
Na estação Jardim São Paulo, passageiros tiveram que se agarrar a grades para não serem levados pela correnteza da enxurrada que invadia o local (veja vídeo).
Chuva deixa estação de metrô alagada e passageiros se agarram nas grades em SP
Durante uma agenda em comemoração ao aniversário de São Paulo, neste sábado, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que a cidade está “muito preparada” para lidar com eventos climáticos como os desta sexta-feira (24) e disse que os impactos da chuva poderiam ter sido piores sem as intervenções feitas por sua gestão.
Defesa Civil emite ‘alerta severo’ para chuva na cidade de SP; tempestade causa alagamentos e queda de energia
Idoso morre após ter casa invadida por enxurrada durante chuva forte na capital
FOTOS: São Paulo tem 3ª maior chuva da história, segundo Inmet
VÍDEO: Fusca 1973 com placa preta fica destruído após chuva forte que atingiu a cidade