Primeira doutora indígena do Brasil é mulher do interior de PE: ‘educação é fundamental pra qualquer sociedade’

Maria Pankararu é da cidade de Tacaratu, no Sertão, e atualmente mora na Bahia. Pernambucana estuda para conquistar doutorado
Maria das Dores de Oliveira, conhecida como Maria Pankararu, é da cidade de Tacaratu, no Sertão de Pernambuco. Maria é considerada a primeira doutora indígena do Brasil e atualmente mora em Ilhéus, no Sul da Bahia, a mais de 800 quilômetros da aldeia onde nasceu.
A indígena teve boa parte da vida escolar na aldeia em Tacaratu e ganhou o mundo realizando intercâmbios no México, Colômbia, Estados Unidos e Reino Unido. Durante a trajetória, não faltaram desafios. Um deles foi terminar o Ensino Fundamental e fazer o Ensino Médio tendo que se deslocar, diariamente, uma hora e meia para conseguir chegar à cidade.
Após conquistar essas etapas, ela fez graduação em História, depois em Pedagogia e se tornou mestre pela Universidade Federal de Alagoas. No doutorado, primeiro título do país dado a uma mulher indígena, apresentou uma tese sobre a linguagem indígena de uma tribo localizada no Mato Grosso do Sul.
“A educação é fundamental pra qualquer sociedade humana. O meu conhecimento acadêmico é relevante, mas o conhecimento que têm os mais velhos da minha comunidade também é extremamente relevante para a nossa resistência, sobrevivência cultural e etinicidade”, afirmou Maria Pankararu.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.