A responsabilidade social tem se tornado um conceito central nas discussões sobre o papel das entidades e instituições na sociedade contemporânea. Cada vez mais, organizações de diferentes setores são chamadas a olhar além de seus objetivos financeiros e a considerar o impacto que suas ações têm sobre a comunidade.
Essa mudança de paradigma é essencial, uma vez que as instituições, sejam elas públicas ou privadas, podem ter um grande impacto em termos de transformação social e, por isso, podem e devem atuar como agentes de mudança.
Iniciativas voltadas para a saúde, por exemplo, são fundamentais ao considerarmos uma realidade na qual o acesso a esses serviços ainda é uma luta para muitos. Projetos que promovem campanhas de atenção farmacêutica gratuita, educação em saúde e suporte a grupos vulneráveis são exemplos de como as entidades podem contribuir para o bem-estar das comunidades.
Em Santa Catarina, a farmaSesi apoia diversas iniciativas da FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) para melhorar a qualidade de vida da população catarinense.
Saúde e bem-estar da comunidade catarinense
Iniciativas em SC que visam promover a saúde e o bem-estar são importantes para o desenvolvimento de sociedades saudáveis e ativas. Elas desempenham um papel vital, pois abrangem a prevenção de doenças, a promoção de estilos de vida saudáveis e, consequentemente, isso traz melhorias da qualidade de vida de milhares de pessoas.
A farmaSesi oferece atenção farmacêutica gratuita através do programa “Movimento Saúde, Bem-estar e Acolhimento” (SBA), com aferição de pressão, testes de glicemia capilar e aplicação de injetáveis sem custo algum para os que buscam esse tipo de atendimento.
“A farmaSesi busca ser um ponto de acolhimento, atuando fortemente na prevenção de doenças crônicas como obesidade, diabetes e hipertensão. Outra frente de atuação do Movimento Saúde, Bem-estar e Acolhimento são as ações in loco nas indústrias, realizadas por farmacêuticos e nutricionistas, que levam orientação farmacêutica aos nossos conveniados”, afirma Cleci Faria , Gerente Executiva dos Serviços de Farmácia e Alimentação do Sesi.
Além disso, o Movimento promove campanhas informativas que visam conscientizar a população sobre a importância da prevenção, dos hábitos saudáveis e do monitoramento regular da saúde.
Quantidade de pessoas impactadas
O Movimento SBA teve início em 2021 e, em 2023, a rede já havia registrado mais de 67 mil atendimentos na área de assistência farmacêutica, incluindo a aplicação de vacinas.
Este serviço é voltado para municípios onde a famaSesi conta com salas de imunização e tem a capacidade de atender a população de cidades vizinhas, o que fortalece a presença da farmácia nas principais regiões do Estado.
Para a realização de aferição de pressão, testes de glicemia capilar e aplicação de injetáveis de forma gratuita, são exigidos apenas os insumos, como a fita utilizada para o exame de glicemia e a medicação para injetáveis.
Não é necessário comprovar baixa renda nem apresentar atestado médico para acessar esses serviços, uma vez que o farmacêutico da farmaSesi fornece as orientações necessárias e, se necessário, indicará ao paciente a consulta com um médico.
A farmaSesi oferece aplicações de injetáveis intramusculares, subcutâneos e vacinas, destinados a toda a população, desde que haja uma indicação clínica.
Preservação do meio ambiente
Além das iniciativas na área de saúde, a farmaSesi também promove ações de responsabilidade social em Santa Catarina voltadas para a preservação do meio ambiente.
Isso é relevante por diversas razões que impactam a qualidade de vida das atuais e das futuras gerações. Através da redução da emissão de gases de efeito estufa, da proteção de florestas e da promoção de fontes de energia renovável, é possível mitigar os impactos das mudanças climáticas.
A farmaSesi consegue reduzir aproximadamente 147 toneladas de CO2 por ano. Esse volume de redução é similar ao impacto gerado pelo plantio de cerca de 1.000 árvores anualmente. Isso porque a entidade utiliza energias renováveis – cerca de 90% da energia utilizada provém de fontes eólicas e solares. O restante, 10%, é oriundo de energia hídrica.
Essas ações promovem a eficiência energética e a conscientização sobre a importância de práticas ecologicamente responsáveis.
Parceria com a FIESC
Conforme dados do IBGE analisados pela FIESC, em Santa Catarina, há 499 mil pessoas com deficiência, representando 6,9% da população, e este grupo enfrenta uma taxa de desemprego de 6,9%, quase o dobro da taxa de 3,7% entre pessoas sem deficiência.
O setor industrial é o principal empregador desse grupo, e iniciativas da FIESC como o Portal de Inclusão, apoiado pela farmaSesi, visam conectar indústrias a pessoas com deficiência, promovendo oportunidades.
Além disso, o Fundo Social promovido pela FIESC, incentiva empresas e indivíduos a destinar parte do Imposto de Renda para projetos sociais, contribuindo para o desenvolvimento social nos municípios catarinenses.
A farmaSesi entende que nem tudo se resume apenas a objetivos financeiros e metas de lucro. Em consonância com o braço social da FIESC, a farmácia apoia os trabalhadores da indústria e suas famílias em busca de uma vida mais saudável.
Assim, ao escolher a farmaSesi, o trabalhador apoia sua comunidade, uma vez que a maior parte dos resultados da farmácia é reinvestida nas iniciativas e projetos de saúde e educação do SESI.
Para saber mais sobre a organização, acesse o site oficial e as redes sociais.