A Feira Desbravalley apresenta um setor exclusivo para a inovação com mais de 20 expositores da região, como Pinhalzinho, Xanxerê, Quilombo e Chapecó. Evento segue até domingo (3) no parque da Efapi, em Chapecó, Oeste de SC.
Um desses expositores são os alunos do Ensino Médio da CRE (Coordenadoria Regional de Educação) de Quilombo, César Ybarra, 18 anos, e Alonzo Garcia, 17 anos, respectivamente, imigrantes colombiano e venezuelano, estão expondo o trabalho do jogo Intelectum.
Inicialmente, explica César, foi construído o jogo físico e depois o virtual. “O objetivo é motivar os estudantes e as demais pessoas, a jogarem jogos mais educativos e que gerem conhecimento”, explica.
Inspirados em vários outros jogos, o Intelectum pode ser adaptado a qualquer conteúdo, oportunizando tornar as aulas mais dinâmicas. Para Alonzo, esse projeto é muito importante, pois possibilita “promover a cultura e conhecimento de diversas áreas”, afirma.
A coordenadora da CRE, Luizelena Moreira, explica que eles participaram já de duas feiras, na escola e regional, e foram selecionados para participar, na próxima semana, da Feira de ciência e tecnologia do estado, em Criciúma, para apresentação do trabalho. “A escola é a base para formação, tanto do conhecimento científico, quanto da parte Cidadã, de projetos de vida”, afirma.
Tecnologia regional
O coordenador do setor, Pedro Conte enfatiza que muitas novidades serão apresentadas. Veículos e motos elétricos, gerador tecnológico, panelas tecnológicas para o setor da gastronomia, jogos de tabuleiros, softwares para o agronegócio, produtos sustentáveis, drones e simuladores são exemplos do que os visitantes poderão acompanhar nos cinco dias de feira.
“O poder da inovação é transformador, pois traz a possibilidade de mudar vidas. Jovens que saíram da Venezuela, por exemplo, encontraram, no interior de Quilombo, um ambiente inovador e cheio de oportunidades”, afirma Pedro.
Feira Desbravalley
A Feira Desbravalley, voltada à inovação, tecnologia, educação e negócios, ocorre até o domingo (3), das 9h às 21h, e conta com uma programação intensa, onde tudo acontece em sincronia.
O evento é uma realização da Deatec (Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense), do Pollen Parque Científico e Tecnológico e da Prefeitura de Chapecó.