Dados reunidos pelo jornal ‘The New York Times’ e pelo projeto ‘FiveThirtyEight’ indicam disputa acirrada. Eleições estão marcadas para o dia 5 de novembro. Os candidatos à presidência dos EUA Kamala Harris e Donald Trump.
Nathan Howard, Jeenah Moon/ Reuters
Faltando menos de 10 dias para as eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para 5 de novembro, o embate entre a democrata Kamala Harris e republicano Donald Trump segue acirrado.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
As pesquisas de intenção de voto indicam uma eleição polarizada, com os dois candidatos empatados dentro da margem de erro no voto popular e nos estados-chave. Isso significa que a eleição deve ser decidida voto a voto e, atualmente, aponta para um cenário indefinido.
Nesta reportagem, o g1 irá mostrar a média das pesquisas de intenção de voto reunidas pelo jornal “The New York Times” e pelo projeto “FiveThirtyEight”. Os gráficos ao longo da matéria serão atualizados diariamente até o dia das eleições.
Os dois projetos utilizam metodologias diferentes. Por esse motivo, os números podem variar.
Delegados
Para vencer a eleição nos Estados Unidos é necessário conquistar 270 dos 538 delegados do Colégio Eleitoral. Cada estado tem um número específico de delegados, que varia de acordo com a população e o total de representantes no Congresso.
O candidato mais votado de um estado leva todos os delegados da área, mesmo que ele vença por apenas um voto de diferença.
Como o que vale é o Colégio Eleitoral, nem sempre o candidato mais votado em todo o país pelo voto popular é o eleito. Em 2016, por exemplo, Donald Trump recebeu 3 milhões de votos a menos que Hillary Clinton, mas venceu na soma de delegados.
Caso os resultados das pesquisas se concretizem, a projeção atual do The New York Times indica vitória de Kamala Harris. Já o FiveThirtyEight aponta para vitória de Donald Trump. Veja a seguir.
Voto popular
A média das pesquisas indica que Kamala Harris e Donald Trump estão empatados dentro da margem de erro no voto nacional. A democrata aparece com vantagem numérica. Confira os números a seguir.
THE NEW YORK TIMES
Kamala Harris: 49%
Donald Trump: 48%
FIVETHIRTYEIGHT
Kamala Harris: 48,1%
Donald Trump: 46,7%
Estados-chave
Os estados-chave são aqueles que não possuem uma tendência clara entre os democratas ou republicanos. Com isso, a eleição é incerta nessas regiões.
Neste ano, são considerados estados-chave Arizona, Carolina do Norte, Geórgia, Michigan, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin. Veja abaixo como está a disputa em cada um deles.
Arizona
Carolina do Norte
Geórgia
Michigan
Nevada
Pensilvânia
Wisconsin
VÍDEOS: mais assistidos do g1