Ação ocorreu na manhã deste domingo no Bairro Itapuã. Prática é crime e pode resultar em prisão e multa mínima de R$ 10 mil, segundo Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Guarda Civil de Santa Bárbara d’Oeste apreende restos de balão que caiu em área de plantação de soja
Guarda Civil de Santa Bárbara d’Oeste
A Guarda Civil de Santa Bárbara d’Oeste (SP) apreendeu um balão que caiu em uma área de plantação de soja no Bairro Itapuã na cidade neste domingo (19). Ninguém foi preso. Não há registro de feridos.
Segundo informações da corporação à equipe da EPTV, afiliada da Globo para Piracicaba e região, a Guarda recebeu denúncia e foi até o local indicado. Os agentes encontraram o balão totalmente destruído e sem sinais de fogo.
O material foi recolhido e apresentado no plantão policial e elaborado o boletim de ocorrência de crime ambiental.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Crime ambiental
A soltura de balões é considerada crime ambiental, como reforça a Guarda de Santa Bárbara d’Oeste.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo reforça o alerta de que a prática pode causar danos irreparáveis a famílias e ao meio ambiente, com possíveis incêndios, danos estruturais e outras consequências.
Balão caiu em área de plantação de soja em Santa Bárbara d’Oeste
Guarda Civil de Santa Bárbara d’Oeste
“É por isso que, desde 1998, a prática é considerada crime, prevista na Lei nº 9.605, com pena de 1 a 3 anos de prisão, ou multa de, no mínimo, R$ 10 mil”, informa no site da Secretaria.
“As consequências não são geradas somente a quem solta, mas também a quem produz e até mesmo transporta esses artefatos. Os balões são produzidos com um material inflamável, por isso, quando caem podem causar incêndios sem precedentes em florestas, casas e edificações”, acrescenta a SSP.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias no g1 Piracicaba.