O boxeador José Adilson Rodrigues dos Santos, Maguila morreu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos. O ex-lutador tinha demência pugilística e sofria de ETC (encefalopatia traumática crônica), uma doença similar ao mal de Alzheimer, causada por repetitivos golpes na cabeça e afeta ex-atletas de lutas.
A confirmação da morte de Maguila foi dada por Irani Pinheiro, esposa do ex-campeão, em entrevista ao programa Balanço Geral, da RECORD.
A carreira de Maguila decolou com a ajuda do narrador e empresário Luciano do Valle. Na empresa do jornalista, o boxeador fez grandes duelos pelos pesos-pesados e lutou intermacionalmente.
O começo da carreira foi promissor, foram 14 vitórias seguidas de 1983 a 1985, ficando dois anos invicto e conquistando o Campeonato Sul-Americano dos pesos-pesados.
Grandes adversários de Maguila
Maguila encarou dois grandes nomes do boxe internacional nos anos 90: Evander Holyfield e George Foreman, mas perdeu para ambos por nocaute. A luta contra Holyfield valeuu o cinturão do Conselho Mundial de Boxe entre os pesos-pesados.
Em 1995, Maguila foi campeão mundial da Federação Mundial de Boxe, organização menos badalada, ao vencer o britânico Johnny Nelson na decisão por pontos. Cinco anos depois, decidiu encerrar a carreira após derrota por nocaute para o brasileiro Daniel Frank.
Ao todo, o brasileiro teve um cartel de 85 lutas, sendo 77 vitórias, um empate e apenas sete derrotas. Além do Sul-Americano e do Mundial, o atleta conquistou o Campeonato Brasileiro, o pentacampeonato continental e o Campeonato das Américas.