Conhecidos pela aparência única e a personalidade adorável, o gato persa tem um ponto interessante sobre sua origem. A raça, como já diz o nome, foi importada da Pérsia, atual Irã, para a Europa no início dos anos 1600.
Rainha Vitória tinha gatos persas
Essas fofurinhas peludas foram muito apreciadas por conta da aparência incomum e conquistaram uma das principais monarcas do Reino Unido.
A Rainha Vitória era fanática por animais e tinha uma “queda” por gatos persas. Esses animais serviam para elevar o status de elegância, sofisticação e nobreza da rainha.
Gato persa é um dos primeiros a ter pedigree
O gato persa é considerado uma das primeiras espécies consideradas raça pura. Os primeiros chegaram aos Estados Unidos por volta de 1875. Em 1906, a Cat Fanciers’ Association foi formada na América e um persa foi um dos primeiros gatos registrados.
Gatos de colo perfeitos
Os persas são gatinhos muito preguiçosos e tranquilos. Por isso, adoram colo. Eles são popularmente chamados de “móveis com pelos” porque podem passar horas no mesmo lugar sem movimentar um pelo.
Não são os melhores animais de estimação para crianças pequenas
Apesar de serem fofos e amáveis, os persas não se dão bem com barulhos altos e interrupções constantes.
Eles podem demonstrar muito carinho com seus donos de estimação, mas sua natureza calma e reservada os torna ideais para lares mais silenciosos, sem crianças pequenas.
Como adotar um gato persa
Esses gatos são realmente encantadores. E, para quem desejar um gatinho persa, é possível adotar um peludinho desses.
Um filhote de gato persa custa em média de R$3000 a R$5000, em gatis confiáveis no Brasil.