A Oktoberfest, famoso festival de cervejas da Alemanha, mas que também tem tradição no Brasil, acontece até o dia 27 em Blumenau. O evento conta com a parceria da Veolia, multinacional francesa, que está atenta às exigências contemporâneas de sustentabilidade, buscando reduzir o impacto ambiental provocado pelo grande volume de resíduos sólidos gerados na festa.
Por meio de um diagnóstico de consumo energético realizado pela Veolia, o evento busca promover práticas mais eficientes que conservem recursos naturais e diminuam a pegada ambiental.
Este movimento atende à crescente demanda por ecoeficiência e também inspira outras festividades e eventos a reavaliar suas operações em busca de soluções mais sustentáveis.
“Estamos implementando uma solução de medição diária e contínua do consumo de recursos na Oktoberfest. A partir de dados gerados e armazenados, nossos especialistas farão uma profunda análise para que junto à organização do evento seja possível adotar ações que façam com que a operação da festa seja cada vez mais ecoeficiente e sustentável”, explica Lina Del Castillo, diretora de marketing, comunicação e sustentabilidade da Veolia Brasil.
Tecnologias de mensuração de consumo
A Oktoberfest firmou uma parceria com a Veolia para monitorar o consumo energético e de água durante o evento. Essa colaboração envolve a instalação de 16 sensores e hidrômetros ao longo da estrutura do festival.
Esses dispositivos estão coletando informações diárias sobre o uso de recursos durante os 19 dias da festa. Os dados são armazenados e analisados no Hubgrade, o centro de monitoramento inteligente da Veolia em São Paulo.
Serão avaliadas mais de 50 variáveis, permitindo identificar oportunidades para otimizar o desempenho de equipamentos elétricos e hídricos. Isso ajuda a evitar desperdícios e perdas de eficiência.
As informações coletadas permitem decidir de forma estratégica sobre como será a gestão de recursos a partir do próximo ano. Os visitantes poderão acompanhar esses dados em tempo real em um telão atualizado diariamente.
Entre as informações exibidas, incluem-se:
- Consumo de energia (kW.h)
- Consumo de água (L ou m³)
- Resíduo total gerado (Ton) e por pessoa (kg/pessoa)
- Conversão de resíduos em energia (kW.h)
- Carbono evitado (Ton)
Esses dados estimulam ações corretivas e promovem uma utilização mais responsável dos recursos.
Sustentabilidade e gestão ambiental na Oktoberfest
A Oktoberfest, em parceria com a Veolia, implementou o uso de água ultrafiltrada em pontos de abastecimento ao longo do evento. Isso diminui a dependência de garrafas pet, de modo a promover a redução de resíduos plásticos. Com a tecnologia de membranas, a água é tratada e distribuída de maneira segura para todos os visitantes do evento.
A gestão de resíduos sólidos na Oktoberfest é planejada para minimizar o desperdício. A separação é feita na festa, em lixeiras com identificação para cada material.
Nos últimos dois anos, houve a valorização de 269 toneladas de resíduos, resultando em 1.406.870 kWh de energia para cimenteiras. Essa ação teve por objetivo promover a economia circular e evitar a destinação de resíduos para aterros sanitários, reduzindo emissões de carbono relacionadas ao consumo energético e aos processos de descarte.
A blendagem e o coprocessamento são algumas das técnicas que podem ser empregadas no reaproveitamento dos resíduos sólidos gerados na Oktoberfest. Esses dois processos, juntos, resultam em um combustível alternativo de alto poder calorífico para ser usado nos fornos de fábricas de cimento.
Impactos positivos da economia circular
A reutilização de materiais, como embalagens e garrafas plásticas, faz parte do conceito de economia circular, que prevê a redução, reuso e recuperação de recursos. A economia circular apresenta uma série de impactos positivos que vão além da simples redução de resíduos. Um dos principais benefícios é a otimização do uso de recursos naturais.
Ao promover a reutilização e a recuperação de materiais, diminui-se a pressão sobre os recursos finitos presentes no meio ambiente. Isso também garante que as futuras gerações tenham acesso a recursos essenciais, o que contribui para a sustentabilidade a longo prazo.
Juntas, essas estratégias ajudam a aumentar a eficiência no uso de recursos e contribuem para a descarbonização do evento.
Importância da redução da pegada de carbono
A pegada de carbono é uma medida que quantifica o total de gases de efeito estufa, especialmente o dióxido de carbono (CO2), emitidos direta ou indiretamente por uma pessoa, organização, evento ou produto ao longo de um determinado período.
Essa medida é expressa em unidades de carbono equivalente, geralmente em toneladas. A pegada de carbono leva em consideração diversas atividades, como o uso de energia, transporte, produção e consumo de bens e serviços, além do descarte de resíduos.
O conceito é importante porque ajuda a entender o impacto das ações de indivíduos e empresas no meio ambiente. A redução da pegada de carbono é uma estratégia que serve principalmente para mitigar as consequências da mudança climática. Essa prática tem impactos diretos, por exemplo, na diminuição do aquecimento global.
O consumo energético é um dos principais responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa causada pelo ser humano. Para reduzir a pegada de carbono na Oktoberfest, a Veolia transformará em combustível 100% dos resíduos sólidos gerados no evento. A partir desta valorização, neste ano, também será calculada a redução da pegada de carbono equivalente.
Para saber mais sobre a Veolia, acesse o site oficial e as redes sociais.