Seu cachorro treme? Pois mesmo que seja um pinscher, um cachorro tremendo pode indicar que algo não está certo. Existem algumas razões para que um cão sinta arrepios e tremedeiras. Veja algumas delas.
Cachorro com tremedeiras
São vários os motivos que podem estar causando os tremores no seu cachorro. Seu cão pode fazer isso porque está animado, ansioso, com frio ou até com algum problema de saúde.
Cachorros de raças específicas são mais propensos a tremer do que outros, como os pinschers. Mas, se seu pet não tem o costume de tremer, é preciso consultar o veterinário.
Alegria
Nem sempre a tremedeira canina é um sinal de doença. Alguns animais, quando ficam muito animados, podem tremer de felicidade. Mesmo que os cães se acalmem após alguns minutos, é possível prevenir essa sensação de arrepios fazendo saudações mais calmas e breves.
Medo ou ansiedade
Estresse, medo e ansiedade também podem ser a causa dos tremores e chacoalhadas no seu bichinho.
Tremedeiras são reações comuns quando seu cão ouve trovões ou fogos de artifício. Podem ser causadas também quando o animal vai ao veterinário ou por ansiedade de separação.
Náuseas
Assim como as pessoas, os cães podem ficar enjoados em razão da quantidade de comida ingerida ou por terem engolido planta ou fruta tóxica, por exemplo. O quadro também pode incluir apatia, estalar os lábios, engolir ou salivar mais do que o normal, se esconder, bocejar e vomitar.
Velhice e dor
Conforme os cachorros envelhecem, alguns podem desenvolver tremores nas patas traseiras devido à fraqueza muscular. Às vezes, os tremores podem estar nas patas da frente também. Porém, esses geralmente não afetam a mobilidade do animal.