Um raro registro de uma harpia, considerada a maior águia do mundo, foi feito na última segunda-feira (21). Para deixar a foto ainda mais diferente, a ave estava levando um macaco bugio como presa.
O dono do clique foi Gabriel Oliveira de Freitas, sócio-proprietário da Icterus Ecoturismo e Expedições.
Biólogo e mestre em conservação e desenvolvimento sustentável, Gabriel sabia que um casal de harpias tinha sido avistado no local, desde junho deste ano.
“O primeiro avistamento de 2024 foi feito pela bióloga Yasmin Pereira, que estava no projeto de monitoramento Primatas do Urucum. Desde então, temos visitado regularmente a área em busca dessas majestosas águias e de um possível ninho”, explicou ao Campo Grande News.
“Não é todo dia que se vê uma harpia selvagem em seu ambiente natural. Agora, ver uma harpia selvagem em voo, carregando uma presa. É como ganhar na Mega-Sena”, completou.
Harpia é a maior águia do mundo, rara e ameaçada de extinção
A harpia é considerada a mais forte do planeta e a maior ave de rapina brasileira. Mede entre 90 e 105 centímetros de comprimento e apresenta uma envergadura de mais de 200 centímetros.
Atualmente, o cenário da espécie está ameaçado de extinção. Eles têm um crescimento populacional muito lento. Este fato, associado à destruição de grandes áreas florestais e à caça indiscriminada, torna a espécie ameaçada.
O ninho das harpias fica, em média, a 33 metros do chão da floresta, a altura de um edifício de 11 andares. As fêmeas são bem maiores que os machos, por pesarem em média de 6 a 9 quilos, enquanto os machos têm entre 4 e 5 quilos.
Também conhecida como gavião-real, as harpias são mais compridas e mais afiadas do que as garras de um urso-pardo.
Essas águias podem ser encontradas no Brasil. Segundo o Wiki Aves, elas são bem distribuídas no Brasil, podendo até serem encontradas no Oeste de Santa Catarina.