Avião que saiu de Florianópolis e despencou em Santa Branca, no interior de São Paulo, era um modelo Embraer-121 Xingu, com capacidade para onze pessoas, entre tripulação e passageiros. As informações foram confirmadas pela FAB (Força Aérea Brasileira), que atua nas buscas por sobreviventes do acidente.
O avião, de pequeno porte, tinha cinco passageiros e caiu em uma área de mata, na divisa com o município de Paraibuna, no Vale do Paraíba.
Segundo informações divulgadas pela FAB, a aeronave sumiu do radar às 18h39. O Corpo de Bombeiros de São Paulo localizou os primeiros destroços por volta das 23h.
Conheça o Embraer-121 Xingu, modelo que despencou em São Paulo
O Embraer EMB-121 é um avião turbo-hélice, com capacidade para dois tripulantes e nove passageiros, destinado a transporte regional. A aeronave é produzida, como o nome já diz, pela Empresa Brasileira de Aviação. O nome é uma homenagem ao Rio Xingu, que começa em Mato Grosso e se transforma em afluente do rio Amazonas, no estado do Pará,.
Conforme a FAB, o desenho do avião foi baseado no EMB-110 “Bandeirante”, com o mesmo tipo de asas e motores, e foi utilizado no desenvolvimento do projeto do EMB-120 “Brasília”. A aeronave, fabricada no Brasil, tem capacidade para sobrevoar 28 mil pés de altitude.
O Embraer-121 Xingu voou pela primeira vez em 10 de outubro de 1976 e, em 1981, foi registrada uma versão modificada do modelo, o EMB-121A1 Xingu II. A Embraer produziu 106 unidades até 1987, das quais 51 foram exportadas.
Avião que saiu de Florianópolis estava regular
O avião que saiu de Florianópolis tinha autorização para fazer táxi aéreo e estava regularizada junto ao RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro). Cinco pessoas estavam dentro da aeronave e nenhuma delas sobreviveu.
A Abaeté Aviação, empresa responsável pela aeronave prefixo PTMBU, confirmou que se tratava de um voo de traslado, que retornava de Florianópolis (SC) em direção a Belo Horizonte (MG).