Pelo terceiro ano consecutivo o Avaí irá repetir a Série B, situação que não acontecia há 10 anos. O time azurra não disputava por três anos seguidos a Segunda Divisão desde o período 2012/2014. Depois disso o clube jogava a elite, caía e retornava no ano seguinte – exceto entre 2020/21.
A derrota por 2 a 0 sobre o Novorizontino sepultou as já escassas chances puramente matemáticas de classificação do Leão para a elite. O investimento para a competição em 2024 era para alcançar o acesso, segundo projeção da diretoria do clube durante a temporada, tanto que a equipe abriu mão de disputar a Copa Santa Catarina para focar exclusivamente na Série B.
Agora, faltando cinco rodadas apenas para cumprir tabela até as férias, a motivação do torcedor diminui, assim como as receitas geradas em dias de jogos, e o técnico Enderson Moreira comentou na entrevista coletiva que as avaliações atuais vão valer para a montagem do elenco de 2025.
“A equipe do Avaí tem uma oportunidade de iniciar uma trajetória para 2025, buscar um caminho, ver o que não funcionou. A gente sabe das dificuldades, da concorrência da Série B, com muito investimento, diferente dos outros anos”, disse o treinador.
O time azurra tem agora uma missão, mas que nem é das mais difíceis: evitar o improvável rebaixamento. O número matemático é ínfimo, 0,05% de chance de queda – o time está a oito pontos da Ponte Preta, primeiro time dentro do Z-4. Na avaliação do treinador azurra, ter pensado em acesso, mesmo com o clube chegando a liderar a competição no período de Gilmar Dal Pozzo, era um passo maior que a perna.
“Quando eu vim, o percentual era de permanência, a gente veio com desvantagem. Se alguém vendeu uma mensagem diferente, estava equivocado. Eu sabia da dificuldade. Começamos bem, perdemos jogos que eram acessíveis, com jogos abaixo, e isso foi escapando durante a competição. Estou extremamente inconformado. Quem não conhece, pode ter uma impressão diferente, mas temos feito cobranças diárias. Os resultados não vem, a gente faz cobranças. Os jogadores não estão em seus melhores momentos”, comentou.
Verdade seja dita, o futebol da Capital vive uma série de reprovações. O Avaí vai para o terceiro ano na Série B, enquanto o Figueirense disputará o calvário da Série C pelo quinto ano seguido.
Participações do Avaí no Brasileiro
- 2012: Série B
- 2013: Série B
- 2014: Série B
- 2015: Série A
- 2016: Série B
- 2017: Série A
- 2018: Série B
- 2019: Série A
- 2020: Série B
- 2021: Série B
- 2022: Série A
- 2023: Série B
- 2024: Série B
- 2025: Série B
Últimos jogos do Avaí
- Vila Nova (casa)
- Ceará (fora)
- Mirassol (casa)
- Botafogo (fora)
- Ponte Preta (casa)