Atletas do projeto social “Anjos Sem Asas”, de Balneário Camboriú, estão prestes a realizar um feito histórico: representar o Brasil em dois campeonatos mundiais de boxe.
Dos 19 atletas selecionados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) para competir no Campeonato Mundial no Bahrein, que ocorre entre os dias 23 e 30 de outubro, dois são frutos do “Anjos Sem Asas”.
Isabela “Maguila” e Wallifer “Pintinho” estão entre os escolhidos para representar o Brasil em um dos torneios mais prestigiados do boxe escolar mundial.
Além disso, outros quatro atletas do projeto – Cristiano “Polenta”, Guilherme “Feijão”, Aquiles “Booba” e Neto “Gafanhoto” – irão competir na classe juvenil do Campeonato Mundial da International Boxing Association (IBA), representando a Confederação de Boxe do Brasil (CBB), em Montenegro.
Atletas de boxe fazem parte de projeto da PM
O projeto “Anjos sem Asas” é sediado no 12º Batalhão de Polícia Militar em Balneário Camboriú desde 2017 e conta com mais de 500 alunos, utilizando o esporte como ferramenta de transformação social.
Os jovens foram treinados nas instalações do batalhão, sob a tutela do professor “Presunto”. “Esses jovens vêm de realidades difíceis, e o esporte tem sido a chave para que eles não só se afastem das vulnerabilidades sociais, mas também se destaquem internacionalmente”, afirma o treinador.
“O objetivo do projeto é formar mais que campeões, é formar seres humanos preparados para a vida”, diz o Major Marcio Leandro Favoretto, Comandante do 12º BPM.
A expectativa é que o sucesso dos atletas nos campeonatos mundiais inspire outras crianças e adolescentes a se engajarem no esporte, mostrando o poder transformador do boxe e do apoio comunitário.