A cerveja, uma das bebidas mais antigas e apreciadas ao redor do mundo, pode estar ajudando a ciência de maneiras surpreendentes.
Pesquisadores descobriram que um de seus componentes está sendo estudado por seu potencial no combate ao câncer. Isso mesmo: enquanto muitos ainda associam a cerveja apenas ao lazer, seus efeitos vão além do prazer e podem contribuir para importantes avanços científicos na área da saúde.
Cerveja pode ser a chave para a luta contra o câncer
De acordo com um estudo realizado pela equipe da Escola de Medicina da Virgínia e do Laboratório Europeu de Biologia Molecular em Heidelberg, a levedura de cerveja S. Pombe pode ajudar a entender como células cancerígenas sobrevivem em condições desfavoráveis.
Conforme os especialistas, a levedura presente na cerveja apresenta comportamentos similares às células cancerígenas, como entrar em estado de “hibernação” quando falta nutrientes, em vez de morrer.
“As células podem fazer uma pausa quando as condições são difíceis. Entrar neste estado de ‘sono profundo’ permite-lhes sobreviver para reaparecer quando as condições melhoram”, diz Ahmad Jomaa, coautor do estudo, ao jornal Berliner Morgenpost.
De acordo com o estudo, as células de levedura cobrem suas mitocôndrias com ribossomos, criando uma espécie de escudo protetor, mas o motivo desse comportamento ainda não é totalmente compreendido, outros estudos estão sendo feitos para entender esse desempenho.