Segundo o especialista, as plantas aquáticas em grande quantidade são um indício de que a água está poluída, e acabam causando a morte de animais e desequilíbrio do ecossistema, por impedirem a entrada de raios solares na água. Lagoa do Mocambinho está tomada por aguapés
Os aguapés tomaram conta de uma lagoa localizada no Bairro Mocambinho, na Zona Norte de Teresina. A Rede Clube registrou imagens do que acabou se tornando um imenso “tapete verde”. (Vídeo acima).
O biólogo Paulo Lopes explicou que as plantas são causadas neste período por três fatores: uma baixa no nível da lagoa, as altas temperaturas e o despejo de lixo e dejetos. Esses fatores ajudam os aguapés a se reproduzirem.
“Mesmo essa planta sendo nativa da Amazônia, ela se adaptou muito bem ao nosso bioma e ao nosso sistema. Então, o processo de reprodução delas chega a ser muito mais eficaz”, disse.
Lagoa do Mocambinho está tomada por aguapés
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Ainda segundo o biólogo, as plantas aquáticas flutuantes em grande quantidade são um indício de que a água está poluída, e acaba por causar consequências como a morte de animais e desequilíbrio do ecossistema.
“O problema está diretamente ligado a essa falta de cuidado com a lagoa! Não podemos apenas tentar tirar os aguapés, eles voltam. Para mudar de fato, precisamos realmente resolver nosso problema com tratamento de esgoto, tornando o ambiente mais limpo”, finalizou o biólogo.
Lagoa é tomado por aguapés e vira ‘tapete verde’ em Teresina
Reprodução
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube