Seja por uma rotina intensa, ou por hábito, se você tem o costume de jantar muito tarde talvez seja o momento de rever a prática. Isso porque comer mais cedo, por volta das 18h, pode estabilizar os níveis de glicose no sangue e reduzir o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.
Um estudo publicado em 2021 no Nutrients investigou o impacto de horários de refeições no metabolismo e nos níveis de glicose no sangue.
A pesquisa mostrou que comer mais cedo, como às 18h, ajuda a estabilizar a glicose e reduz o risco de desenvolver condições como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.
O horário certo para jantar
Além disso, o estudo apontou que comer mais tarde, como às 21h, pode afetar negativamente o metabolismo, aumentando o risco de ganho de peso.
“Eu recomendo jantar pelo menos duas a três horas antes de planejar ir para a cama para que você tenha tempo de digerir a comida e fazê-la passar pelo estômago”, afirmou à revista Outside, a nutricionista da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, Dana Ellis Hunnes.
“Se você for para a cama com o estômago cheio, pode ter mais probabilidade de ter refluxo (uma condição em que o conteúdo do estômago volta para o esôfago), o que pode ser muito desagradável”, completou.
Atenção: o conteúdo não substitui uma alimentação balanceada e consulta com um especialista.