O alerta foi emitido pela Defesa Civil e é válido para a quarta-feira (23). Segundo o Inmet, as chuvas podem ter entre 20 e 30 milímetros por hora e os ventos podem variar entre 40 e 60 km/h. Alerta da Defesa Civil é para chuva moderada no Triângulo Mineiro nesta quarta-feira (23)
Carol Portilho/ g1
A Defesa Civil de Uberlândia emitiu às 13h desta quarta-feira (23), um alerta para possibilidade de chuvas moderadas a fortes para as cidades de Centralina, Canápolis, Cachoeira Dourada, Monte Alegre de Minas, Santa Vitória, Abadia dos Dourados, Paracatu, Guarda-Mor, Uberlândia, Araxá, Perdizes. O alerta é válido para o período da tarde.
De acordo com o capitão da Defesa Civil, João Batista Afonso, o tempo está fechado com trovoadas na região leste do Triângulo Mineiro.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta para tempestades, prevendo chuvas moderadas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Já os ventos intensos devem variar entre 40 e 60 km/h.
Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Frente fria
Segundo o Climatempo, a frente fria que estava no sul do país se afastou para o alto-mar, com isso, a infiltração marítima aumentou na região sudeste, fazendo com que, combinada com as altas temperaturas, a formação de nuvens mais carregadas seja estimulada.
Tempo nublado e dias chuvosos continuam em Uberlândia, Uberaba e região; nova frente fria chega no fim de semana
Cuidados durante temporais
Nuvens carregadas no Bairro Santa Mônica, em Uberlândia
Julia Barduco/g1
🏠 Busque abrigo seguro: Se estiver na rua, procure abrigo em locais seguros, como comércios ou estações, evitando permanecer debaixo de árvores.
🔦 Tome cuidado durante apagões: Use lanternas e mantenha caminhos livres em casa. Se possível, desconecte equipamentos elétricos e evite objetos soltos no chão.
⚠️ Mantenha distância de estruturas: Mantenha distância de muros, cercas e postes para evitar quedas ou choques elétricos. Também é recomendado ficar longe de janelas de vidro.
🚗 Tenha cuidado ao dirigir: Em caso de alagamentos, não atravesse ruas inundadas e diminua a velocidade se a visibilidade estiver ruim.
⚡ Preste atenção a postes caídos: Se fios de alta tensão caírem sobre o seu veículo, permaneça dentro até a chegada de ajuda. Ao sair, mantenha os pés juntos e mova-se com cuidado.
🔒 Proteja seu patrimônio: Guarde veículos e objetos de valor dentro de casa e evite deixar itens soltos no quintal.
📰 Fique informado: Se você mora numa área de risco, acompanhe alertas da Defesa Civil e prepare um kit de emergência com itens essenciais, como água e alimentos não perecíveis.
Se estiver na rua
🧱 Mantenha distância de muros e cercas – eles podem desabar.
⚡ Não se aproxime de postes para evitar choques nem toque em cercas de arame, portões metálicos, barras e outras estruturas metálicas.
🚌 No ponto de ônibus, tente ficar sentado com os pés suspensos para evitar contato com o solo. Mas se possível, procure um lugar mais seguro e coberto.
🌳 NÃO PROCURE abrigo debaixo de árvores – elas podem atrair raios ou cair com a força dos ventos.
🏖️ Saia de locais abertos antes da chuva começar, como praias, campos de futebol, parques, e etc. por causa do risco de descargas elétricas
👨🦱 Sentiu o cabelo arrepiar? Corra pra se proteger. Isso pode ser sinal que um raio deve cair a qualquer momento.
💨 Fique atento também para postes e árvores inclinados. Com ventos fortes, eles podem colapsar.
🌧️ Em caso de enchentes, evite áreas de risco, não atravesse ruas alagadas, afaste-se da eletricidade e, se necessário, chame a Defesa Civil ou os Bombeiros.
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas