Seja para demonstrar uma suposta habilidade de quem dirige mal ou desconhecimento, muitos condutores adotam algumas práticas que no fim das contas, detonam o próprio carro.
Além de elevar o consumo de gasolina, essas práticas para dirigir bem podem trazer risco à própria segurança e à de terceiros.
Quem adota esses maus hábitos está convicto que dirige bem e lida mal com eventuais críticas de terceiros.
5 exemplos de condutas de quem dirige mal no trânsito
1) ‘Descansar’ o pé no pedal de embreagem
Repousar o pé no pedal da embreagem pensando que você terá agilidade para realizar a próxima troca de marcha é a maior roubada. Sem perceber, você pressiona o pedal e reduz a vida útil do componente.
Existe ainda o risco de superaquecimento do conjunto. A pressão pode ser pequena, mas é o suficiente para afastar o platô do disco e fazer a peça “lixar”.
Algumas indicações que você pode estar fazendo isso é o pedal ficar pesado antes do prazo programado para a troca da embreagem.
2) Descer na “banguela”
Com o intuito de poupar combustível, a ideia de quem dirige mal é descer na “banguela” sempre que for possível parece genial, mas não é.
Colocar o câmbio em neutro na descida não reduz o consumo. Isso porque o sistema com injeção eletrônica continua injetando combustível, independentemente de o câmbio estar engatado ou não.
Caso você quiser economizar combustível, pode deixar o carro rodar mais solto na descida selecionando uma marcha mais alta sem pisar no acelerador.
3) Passar de lado na lombada
Passar de lado na lombada para não raspar é comum, mas não traz benefícios. Você pode até não ouvir escapamento ou o assoalho do carro raspando, mas terá problemas e um deles é relacionado a estrutura do veículo.
O conselho correto é reduzir ao máximo a velocidade e passar reto. Caso continue batendo, pode ser que esteja carregando mais peso no veículo do que o recomendado pelo manual do proprietário.
4) Frear em cima da hora
Acelerar e dar aquela freada brusca ao se aproximar de uma lombada, semáforo ou um obstáculo visível para quem que dirige mal e previsível não está com nada e detona o carro.
Além de exigir mais do conjunto de freios, pastilhas e fluído, esse mal hábito faz com que você seja obrigado a fazer manutenção antes do prazo previsto pelo pela fabricante do veículo.
O ideal para dirigir nessa situação é antecipar frenagens, prevendo sempre o caminho à frente e evitar acelerar sem necessidade. O seu carro agradece.
5) Segurar carro na embreagem
‘Segurar’ o carro com câmbio manual em uma subida, dosando a embreagem e o acelerador égide alguma destreza e coordenação. Porém, essa habilidade é prejudicial ao carro.
Essa ideia detona todo o conjunto de embreagem, ainda mais rapidamente do que quando você deixa o pé apoiado no pedal. A maneira correta de segurar o carro na subida é por meio do freio, para depois arrancar.