No primeiro turno, 26 municípios cearenses receberam reforço de tropas federais para segurança durante dia das eleições. Fortaleza terá reforço de tropas federais para o 2º turno.
Sistema Verdes Mares
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta terça-feira (22), o apoio de tropas federais no segundo turno das eleições em Fortaleza e Caucaia. No primeiro turno, 26 municípios cearenses receberam reforço de tropas federais. As duas cidades vão receber agentes para reforçar a segurança.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
A decisão foi por unanimidade, no âmbito de dois processos. A legislação eleitoral prevê a possibilidade do apoio das Forças Armadas à votação, tanto em relação à logística quanto ao reforço da segurança.
O envio de tropas federais ocorre quando um município informa à Justiça Eleitoral que não tem capacidade de garantir a normalidade do pleito com o efetivo policial local. Cabe ao Ministério da Defesa realizar a logística da operação.
Entenda como o voto útil pode influenciar no 2º turno
No primeiro turno, o TSE enviou tropas para 12 estados brasileiros.
LEIA MAIS:
26 municípios cearenses devem receber reforço de tropas federais para segurança durante dia das eleições
No próximo domingo, 33,9 milhões de eleitores de 15 capitais e 36 municípios voltam às urnas para eleger os prefeitos que disputam os cargos. Apenas em Fortaleza são 1.821.382 eleitores aptos a votar; em Caucaia, 245.560 eleitores.
Não há segundo turno para a disputa ao cargo de vereador.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: