Candidata do União Brasil foi a segunda convidada a participar da série de entrevistas do g1 com os candidatos à prefeitura de Porto Velho no 2º turno. Eleições 2024: g1 entrevista Mariana Carvalho no 2º turno
A candidata à Prefeitura de Porto Velho Mariana Carvalho (União Brasil) prometeu fazer uma “revolução” na saúde de Porto Velho contratando profissionais, construindo hospital e aumentando a tecnologia disponível nas unidades já existentes. A declaração ocorreu durante entrevista para o g1, nesta terça-feira (22).
Quando perguntada sobre a ausência no último debate do primeiro turno das eleições, realizado pela Rede Amazônica, em Rondônia, Mariana respondeu que faltou porque não teria oportunidade de apresentar suas propostas.
“Não participei porque no primeiro debate não tive oportunidade de apresentar as propostas pelo fato de tantos ataques, mentiras e interrupções, não me arrependo pois ali eu não conseguiria mostrar minhas propostas para Porto Velho”, afirmou.
Mariana Carvalho (União Brasil) foi a segunda convidada da série de entrevistas do g1 com os candidatos à prefeitura de Porto Velho no segundo turno. Léo (Podemos) foi o primeiro, na segunda-feira (21). A ordem foi definida em sorteio.
O g1 transmitiu em tempo real:
Eleições 2024, 2º turno: g1 entrevista Léo, candidato à prefeitura de Porto Velho
Eleições 2024, 2º turno: g1 entrevista Mariana Carvalho, candidata à prefeitura de Porto Velho
Mariana Carvalho e Jefferson Carvalho
g1 RO
Cargos comissionados
Mariana Carvalho afirmou que não pretende distribuir os cargos comissionados entre os 23 vereadores eleitos de sua coligação coligação e que também não pretende criar secretarias nem reduzir o número de cargos de comissão em sua gestão.
“Por enquanto não pretendo fazer a redução de cargos comissionados até porque, inicialmente, não pretendo criar novas secretarias. O que vamos fazer é a criação de concursos públicos para ocuparem novas vagas que serão necessárias para nova Guarda Municipal e a construção do Hospital Municipal”
Saúde
Mariana afirmou que a saúde de Porto Velho não vai bem, ela disse que em suas propostas pretende contratar novos profissionais para o setor, por meio de concurso público, ampliar as tecnologias de atendimento medico e dar atenção a saúde básica.
“Eu quero fazer uma revolução na saúde com atenção básica, fazendo com que o programa de estratégia de saúde da família, que as equipes de atendimento a família sejam ampliadas na nossa cidade. Que a gente possa chegar nos distritos, que a gente leve saúde, com a carreta da saúde itinerante, dando oportunidade para que as pessoas que acordam quatro horas da manhã para pegar uma fila elas possam agendar um consulta através de uma aplicativo de celular”
Politicas públicas
Perguntada sobre a criação de politicas públicas para pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, não declarou nenhum projeto especifico para o grupo, disse que vai trabalhar para todos.
“Nós vamos discutir e conversar para que as pessoas se sintam acolhidas em nossa gestão, quero ser uma prefeita principalmente da saúde publica e saúde mental”
Educação
Mariana afirmou que irá levar a pauta antirracista para os debates acadêmicos, além da conscientização sobre as praticas de bullying entre as crianças e adolescentes.
“Precisamos levar essas pautas as escolas para que a gente possa desde cedo ensinar e fazer um acolhimento as famílias para que essa pauta exista”