O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, está de volta ao governo estadual após passar quatro meses no mandato de senador da República. Em entrevista ao Grupo ND, ele enfatizou que a pasta assumiu um papel estratégico, passando a tratar portos, aeroportos e ferrovias com a prioridade necessária para o desenvolvimento econômico catarinense. Martins destacou os avanços e desafios na infraestrutura logística do estado, ressaltando a importância do planejamento e da integração entre os modais de transporte.
Outro ponto relevante para Beto Martins é o PELT (Plano Estadual de Logística e Transporte), que trará diretrizes para a integração entre portos, aeroportos e ferrovias nos próximos 25 anos. “Porto, aeroporto e ferrovia não eram tratados com a prioridade que merece. Hoje são tratados com essa prioridade. O governador gosta deste tema, ele participa ativamente disso. Então nós temos planejamentos claros”, afirmou.
Governo federal precisa destravar a conectividade com a malha ferroviária nacional, diz Beto Martins
O secretário entende que faltam investimentos federais no Sul do Brasil, o que compromete a viabilidade dos projetos estaduais. Martins mencionou o interesse de empresas chinesas, indianas e inglesas em investir no setor ferroviário catarinense, mas ressaltou a necessidade de segurança jurídica e garantias de conexão com o restante do país.
“A pergunta que fica: qual a garantia, qual a segurança jurídica que eu tenho que eu vou ter conectividade com a malha nacional? E para isso quem precisa destravar é o governo federal”, frisou Beto Martins.
Segundo o secretário, Santa Catarina avança no planejamento ferroviário, com investimentos superiores a R$ 30 milhões nos projetos do trecho Chapecó-Correia Pinto e da conexão entre os portos de Itajaí, Navegantes e São Francisco do Sul com a malha nacional.
Os estudos devem ser concluídos entre junho e julho deste ano, além de dois projetos para uma interligação de todas as regiões do estado.
Beto Martins analisa desafios na infraestrutura dos portos de Santa Catarina
O secretário também comentou sobre os desafios na infraestrutura portuária, apontando a necessidade de aprofundamento dos canais de acesso na Baía da Babitonga e no Complexo Portuário de Itajaí para receber navios de maior porte.
Ele frisou que a falta de investimentos em rodovias e ferrovias impacta diretamente o crescimento dos portos catarinenses, mencionando problemas graves nas BRs 280 e 470.
Governo estadual tornou Santa Catarina mais atrativa para novas ofertas de voos, segundo Beto Martins
Na aviação, Martins destacou que o primeiro passo foi a elaboração do Plano Aeroviário de Santa Catarina, que define os investimentos nos aeroportos para os próximos 20 anos, e a política de incentivo fiscal adotada pelo governo estadual, que reduziu o ICMS do combustível da aviação de 17% para até 2%, tornando Santa Catarina mais atrativa para companhias aéreas. “Com essa medida, já observamos um aumento na oferta de voos no Estado”, afirmou.
‘Precisamos destravar os entraves federais’
Por fim, Martins ressaltou que o governo estadual está fazendo sua parte, mas que avanços mais significativos dependem de maior colaboração do governo federal. Ele espera que sua experiência no Senado contribua para abrir portas e garantir apoio para a integração da malha ferroviária catarinense ao restante do país.
“Santa Catarina tem planejamento, projetos e investidores interessados. Agora, precisamos destravar os entraves federais para que possamos concretizar esses avanços”, concluiu.