Nem a chuva que caiu no Recife neste domingo (26) desanimou os turistas e foliões que acompanharam a última edição do “Perambulando”, ação promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. Durante o cortejo pelo Recife Antigo, foi grande a animação dos grupos culturais e do público. Com guarda-chuvas abertos e muito entusiasmo, moradores e turistas acompanharam as apresentações em um verdadeiro espetáculo de cores, ritmos e tradição.
Encerrando um ciclo iniciado em dezembro de 2024, o “Perambulando” realizou sua última edição reunindo atrações que celebram a diversidade cultural do Estado. O evento contou com a participação do Boi Tira Teima, dos Bonecos Gigantes de Lulinha, da Cia Brasil por Dança e do Maracatu Nação Tigre, que saíram em cortejo às 17h do Armazém 13, na Avenida Alfredo Lisboa, rumo ao Marco Zero. Mesmo com a chuva, a festa seguiu em clima de celebração, marcando o encerramento do projeto com chave de ouro.
O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Paulo Nery, destacou a relevância e o legado deixado pela iniciativa: “O ‘Perambulando’ promoveu a integração da cultura popular à rotina da cidade, valorizando artistas locais e proporcionando experiências únicas aos turistas. Mesmo com a chuva, a energia não diminuiu. Encerramos este ciclo com orgulho do que construímos, mostrando a força e a beleza da nossa cultura.”
Com apresentações gratuitas, o “Perambulando” reforçou o papel do Recife Antigo como cenário turístico e cultural, destacando a riqueza das tradições locais. A iniciativa, além de oferecer lazer e cultura, movimentou a economia da região e encantou moradores e visitantes durante suas edições, consolidando-se como uma importante ação cultural para Pernambuco.
Foto: Fillipe Vilar- Setur-PE