Em conversa que “seguiu um caminho ruim” citada pelo “Financial Times”, a primeira-ministra ofereceu maior cooperação em operações militares e extração mineral na ilha. Fantástico explica o que Donald Trump quer ao ameaçar tomar Groenlândia da Dinamarca
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, disse estar “determinado em tomar a Groenlândia” em ligação telefônica tensa para a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, de acordo com o jornal inglês “Financial Times”.
A premiê respondeu que a ilha no Ártico, parte autônoma da Dinamarca, “não está à venda”, apesar do “grande interesse” dos EUA. A Casa Branca não confirmou a existência da ligação.
O “Financial Times” cita ainda que cinco autoridades de alto escalão da Europa comentaram que a “conversa seguiu por um caminho muito ruim”, com o presidente americano sendo agressivo e confrontando Frederiksen.
A premiê, ainda segundo o jornal, ofereceu uma maior cooperação nas bases militares na ilha, além de parcerias na exploração de recursos minerais.
Entenda por que a Groenlândia, maior ilha do mundo, está na mira de Donald Trump
Groenlândia: conheça as belezas da ilha que Trump quer anexar aos EUA
As riquezas no subsolo da Groenlândia que explicam interesse de Trump e China pela ilha
Mette Frederiksen em 5 de junho de 2024
Ritzau Scanpix/Mads Claus Rasmussen/Via Reuters
Groenlândia
g1