Após PPP da iluminação pública, Ribeirão Preto tem mais de 2 mil pedidos atrasados de manutenção de postes


Escuridão afeta diferentes bairros da cidade, mesmo após novo contrato que promete modernização no sistema. Prefeitura informou que fiscaliza execução do contrato e que empresa se prontificou em resolver problema em até 30 dias. Moradores reclamam de falta de luz nas ruas em Ribeirão Preto
Há pelo menos três meses, a rua em frente à casa da cabeleireira Rosenette Lins, nos Campos Elíseos, zona norte de Ribeirão Preto (SP), permanece na escuridão durante a noite por conta de problemas nos postes. Isso, mesmo depois de entrar em contato com a Prefeitura.
“Desde novembro. O meu marido ligou na Prefeitura, reclamou, três dias depois não tinha feito, ele ligou novamente, falaram que tinham vindo arrumar, só que antes ela piscava, agora parou completamente. Aí outros vizinhos já ligaram, vários já ligaram e nada resolve, continua no escuro”, reclama.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A situação relatada por ela impulsiona mais de 2 mil pedidos de manutenção da luz nas ruas, mas que estão com atendimento em atraso, segundo um levantamento da Prefeitura junto à Conecta, empresa que desde o ano passado gerencia a iluminação pública de Ribeirão Preto por meio de uma parceria público-privada.
Postes em Ribeirão Preto (SP)
Reprodução/EPTV
A administração municipal garante que tem fiscalizado o cumprimento do contrato e que, após uma reunião, a concessionária se comprometeu em solucionar os problemas em até 30 dias.
“Por parte da Prefeitura estamos acompanhando isso diariamente, a gente tem acesso a performance da Conecta através de um software. Então a gente consegue verificar quantas equipes estão na rua, qual a quantidade de chamados não atendidos e a gente está sempre em contato com a conecta para que a gente sane essas irregularidades”, afirmou o secretário-adjunto de infraestrutura Rodrigo Leal.
Bairros no escuro
Os pedidos pendentes representam 86% dos 2,3 mil pontos sem iluminação na cidade, um problema que vai da zona à zona sul, em locais como a rua Paschoal Bardaro, no Jardim Botânico, na Rua José Marim, na Vila Tibério, além da Rua Paulo Barra, no Jardim São luiz, na Rua Angelina Vendrulusco, no Recreio Anhanguera.
Vizinho da Rosenette, nos Campos Elíseos, o comerciante João Geraldo reclama do aumento da insegurança causada pela escuridão.
“Nós temos medo, porque a gente sabe que uma rua escura sempre pode provocar um assalto. Complicado”, lamenta.
Ponto com problema de iluminação em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
PPP da iluminação pública
Antes sob responsabilidade da CPFL, a iluminação de ruas, praças e avenidas da cidade, desde agosto de 2024, passou a ser gerenciada pela Conecta, que venceu uma licitação para assumir uma parceria público-privada.
Por mês, a empresa recebe R$ 1,8 milhão de recursos arrecadados por meio da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), paga pelos moradores e, em contrapartida, deve investir R$ 100 milhões em melhorias ao longo de 13 anos de concessão.
Além da manutenção dos postes, a substituição por lâmpadas LED, mais econômicas e sustentáveis, é um dos benefícios esperados com a PPP.
“A gente tem uma grande quantidade de manutenção a ser feita. A Conecta aumentou as equipes, a gente tem fiscalizado isso e a prioridade é sanar essa quantidade grande de manutenção e também fazer um trabalho intensivo nas praças. Depois disso, a gente começa com a modernização, que vai impactar na manutenção porque é um sistema mais eficiente”, afirma o secretário-adjunto de infraestrutura.
Reclamações
Com a mudança da gestão da iluminação pública, os pedidos e sugestões sobre problemas em ruas e avenidas devem ser feitos diretamente à Conecta pelos seguintes canais:
pelo telefone 0800 002 1761
pelo aplicativo Brilha Ribeirão Preto
pelo site do Conecta Ribeirão
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.