A planta medicinal que protege o fígado, melhora a digestão e reduz doenças respiratórias

Uma planta medicinal que vem sendo utilizada há milênios na medicina tradicional é ótima para proteger o fígado e melhorar a digestão. As substâncias presentes na planta fortalecem o sistema imunológico e combatem inflamações. Confira!

Imagem ilustrativa do fígado com gordura

Planta medicinal é considerada ótima para proteger o fígado – Foto: Getty Images/ND

Planta medicinal possui ação anti-inflamatória

De acordo com a Unimed, cooperativa de saúde, “a raiz de alcaçuz possui flavonoides que se destacam pelas ações antioxidante e anti-inflamatória. A planta também protege o fígado e por isso é boa para quem tem hepatite”.

Além de ajudar a eliminar substâncias tóxicas no fígado, o alcaçuz reduz a temperatura corporal, auxilia fumantes a pararem de fumar, fornece nutrientes que beneficiam o sistema nervoso, com efeitos antidepressivos, e melhora significativamente a digestão, pois possui propriedades anti-inflamatórias, antiácidas e antiespasmódicas.

Alcaçuz (planta medicinal)

Chá de alcaçuz ajuda a amenizar sintomas de alergias respiratórias – Foto: Pixabay/ND

“A raiz de alcaçuz conta com saponósitos triterpenóides (glicirrizina). Esta substância atua no sistema respiratório diminuindo o efeito da tosse, pois já que tem ação expectorante. Os saponósitos ainda tem ação anti-inflamatória e ajudam na formação de complexos insolúveis entre saponina e colesterol, o que irá ajudar a reduzir o colesterol do sangue“, explica texto da Unimed.

A melhor forma de consumir a planta medicinal e absorver todos os seus benefícios é consumindo-a em formato de chá.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Raízes de alcaçuz em um pote de vidro

Planta medicinal é amplamente utilizada na medicina tradicional e traz muitos benefícios ao corpo – Foto: Pixabay/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.