Segundo o hospital, os atendimentos ambulatoriais estão acontecendo de forma parcial, as cirurgias eletivas foram suspensas, assim como os exames de imagem. Equipes trabalhando para restabelecer serviço de energia após explosão no Hospital Universitário.
Divulgação
Um pombo é suspeito de ter colidido com a rede de energia do Hospital Universitário de Campo Grande, causando uma explosão e provocando o rompimento de um cabo externo de fornecimento de eletricidade, o que deixou a unidade sem abastecimento e afetou o atendimento a população na manhã desta sexta-feira (24).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Segundo o hospital, os atendimentos ambulatoriais estão acontecendo de forma parcial, as cirurgias eletivas e os exames de imagem foram suspensos. Com a ajuda dos geradores, a maternidade funciona normalmente.
Uma equipe da concessionária de energia está no local fornecendo apoio externo.
Segundo a gerente de Atenção à Saúde do HU, Cláudia Land, não há previsão para o hospital voltar a operar normalmente.
“Nesse momento estamos dispensando os pacientes da radioterapia também, até ter um diagnóstico. Os pacientes mais graves estão sendo atendidos por geradores, como a unidade do acolhimento e todos os Centros de Terapia Intensiva (CTI). Os geradores são com diesel e podem ser reabastecidos.”, esclareceu a gerente.
Em nota encaminhada ao g1, o hospital informou que a equipe da empresa de eletricidade responsável pela manutenção do hospital está no local, trabalhando para identificar a causa do ocorrido e realizando o reparo necessário. No entanto, ainda não há previsão para o retorno da energia elétrica. Confira no fim da reportagem a nota na íntegra.
De acordo com a assessoria do hospital, a descarga elétrica atingiu várias seções do hospital, especialmente a área de imagem, danificando computadores e o único equipamento de raio-X.
Acidente
Além do incidente no hospital, o Corpo de Bombeiros reportou um acidente em frente à unidade, envolvendo um motociclista que caiu após se enroscar em um fio.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), o motociclista foi socorrido, encaminhado para uma unidade de saúde, onde segue clinicamente estável, tendo sofrido um trauma no joelho esquerdo.
Motociclista foi socorrido após acidente.
Felipe Ribeiro/TV Morena
Confira a nota do Hospital Universitário na íntegra:
“O Humap-UFMS, informa que, na manhã de hoje, por volta das 7h10, ocorreu um incidente envolvendo o transformador da unidade. O problema causou o rompimento de um cabo e danos a equipamentos, como computadores e tomadas.
Felizmente, não houve feridos. Os atendimentos estão sendo realizados de forma parcial, com destaque para as áreas críticas que estão sendo atendidas com a imediata ativação dos geradores. A maternidade está funcionando normalmente, e os pacientes internados continuam sendo atendidos sem intercorrências. No entanto, os atendimentos ambulatoriais estão acontecendo de forma limitada, e as cirurgias eletivas foram suspensas. Além disso, exames de imagem estão temporariamente suspensos.
A equipe da empresa de eletricidade responsável pela manutenção do hospital já está no local, trabalhando para identificar a causa do ocorrido e realizando o reparo necessário. No entanto, ainda não há previsão para o retorno da energia elétrica.
O hospital destaca que está em construção uma subestação, com previsão de conclusão para abril de 2025, justamente para prevenir esse tipo de situação e garantir maior segurança e eficiência no fornecimento de energia.
A instituição continua comprometida com o atendimento de qualidade e seguirá acompanhando a resolução do incidente”.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: