Economia e Negócios – Mercados Globais em Alerta com Discurso de Trump em Davos e Estímulos Chineses

Os mercados financeiros estão atentos ao discurso do presidente recém-empossado dos Estados Unidos, Donald Trump, no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. A fala de Trump pode influenciar o comportamento dos investidores em relação a ativos de risco nesta quinta-feira. Ontem, Trump sinalizou a intenção de sobretaxar produtos da União Europeia e criticou o superávit comercial desse parceiro.

Além disso, questões geopolíticas podem ser abordadas no discurso de hoje. Nos Estados Unidos, os dados dos pedidos semanais de auxílio-desemprego também serão divulgados.

Em Pequim, foram anunciadas medidas de estímulo ao mercado de capitais, com a promessa de facilitar financiamentos para recompra de ações. No Japão, teve início a reunião de política monetária.

No Brasil, a agenda doméstica é fraca, com reuniões do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros. Ontem, o dólar comercial registrou uma queda expressiva de 1,40%, cotado a R$ 5,9455, o menor nível desde 27 de novembro. A postergação do anúncio de sobretaxas por Trump e a possibilidade de tarifas de importação de produtos chineses menores do que o esperado resultou na baixa da moeda americana.
O Ibovespa caiu 0,30%, para 122.972 pontos, refletindo a queda de 2,52% das ações da Vale e as baixas de 1,01% dos papéis ordinários da Petrobras e de 0,56% das ações preferenciais da petroleira.

Por Thiago Lira

Economista e especialista em análise de dados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.