A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, nesta quarta-feira (02), a entrega da nova Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Clara. Localizada na Rua Santa Clara, 448, no bairro Divinópolis. A nova unidade tem como objetivo expandir o atendimento de saúde na região, beneficiando mais de 3.500 moradores.
A USF Santa Clara oferecerá diversos serviços essenciais à população, como consultas médicas e de enfermagem, vacinação, curativos, exames laboratoriais, entrega de medicamentos, testes rápidos e acompanhamento pré-natal. Além disso, contará com atendimento odontológico por meio de uma unidade móvel, garantindo o cuidado completo com a saúde bucal da comunidade.
“Com a entrega da USF Santa Clara, a Prefeitura de Caruaru avança em seu compromisso de garantir uma saúde de qualidade e acessível a todos. A nova unidade proporcionará mais comodidade e proximidade dos serviços de saúde para os moradores da região, facilitando o acesso e contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida da população”, afirmou o secretário de Saúde de Caruaru, George Veloso.
A equipe da USF Santa Clara é formada por nove profissionais de saúde, que trabalharão diariamente para atender as necessidades da comunidade. Entre os membros da equipe, estão enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais. O atendimento também será complementado por uma equipe multiprofissional, composta por psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, biomédico, farmacêutico, sanitarista, profissional de educação física e médico psiquiatra.
A nova unidade cobrirá as áreas da Rua Santa Clara, Rua Raul Paranhos, Rua Visconde de Inhaúma, Rua Quintino Bocaiuva, entre outras ruas adjacentes, ampliando o alcance da atenção básica de saúde na região. Com a inauguração, a cobertura da atenção básica em saúde atinge 83,34%, com 88 equipes de Saúde da Família.
Serviços
– Consultas de enfermagem e médicas
– Atendimento odontológico (unidade móvel)
– Vacinação
– Curativos
– Coleta de exames laboratoriais
– Administração de medicamentos
– Testes rápidos
– Citologia oncótica
– Acompanhamento pré-natal e puericultura
– Grupos terapêuticos e de educação em saúde
– Planejamento familiar
– Visitas domiciliares
Foto: Felipe Correia/Secom