Cágado raro que pode viver até 100 anos é resgatado em SC e ganha lar em parque

Uma espécie rara de cágado-de-barbicha, cujo nome científico é Phrynops hilarii, ganhou um novo lar em Jaraguá do Sul: o Parque da Inovação, no bairro Três Rios do Sul. O animal foi encontrado às margens do Rio Molha, na área urbana do bairro Barra do Rio Molha, na última sexta-feira (17).

Cágado raro que pode viver até 100 anos é resgatado em SC

Estima-se que o animal com 35 centímetros de comprimento tenha mais de 30 anos de idade – Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul/Divulgação/ND

O cágado encontrado tem cerca 35 centímetros de comprimento e estima-se que tenha mais de 30 anos. De acordo com o biólogo da Fundação Jaraguaense do Meio ambiente, Christian Raboch Lempek, a fêmea foi avaliada por um veterinário e depois foi solta no parque.

O local foi escolhido por se tratar de uma área ampla, que oferece condições adequadas para a sobrevivência do animal. “É uma espécie rara que nunca tínhamos resgatado, e para a nossa surpresa é um bicho grande que na natureza pode viver até 100 anos”, disse.

Cágado foi solto no Parque de Inovação

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Jaraguá do Sul (@prefeituradejaraguadosul)

No Parque da Inovação, existem outras espécies de animais, principalmente aves, que devem ser catalogadas e as informações serão registradas em placas a serem instaladas no parque. “Pretendemos soltar outros animais aqui, com o propósito de oferecer algum tipo de educação ambiental aos visitantes”, completou o biólogo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.