O dia 16 de janeiro de 2025 ficou marcado como uma espécie de “dilúvio não avisado” no litoral catarinense. Quando o alerta chegou, diversas cidades já estavam alagadas por um fenômeno conhecido como “chuva orográfica”, a qual tende a perder força, mas seguirá atuando em Santa Catarina nos próximos dias.
A chuva orográfica ocorre quando a nuvem, trazida por ventos úmidos que vêm do mar em direção ao continente, encontra uma barreira e resulta em precipitação. Em Santa Catarina, chuva foi forte e deixou o estado debaixo d’água, registrando pontos de alagamentos e deslizamentos de terra em diversas regiões.
Veja a previsão do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira
Conforme boletim meteorológico publicado pela Defesa Civil às 21h30 de quinta-feira (16), Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí não estão em alerta vermelho (muito alto) para risco de alagamentos e enxurradas.
No entanto, essas regiões se mantêm em área de atenção, com alerta laranja (alto) para esse tipo de ocorrência. Os acumulados médios devem variar de 50 a 100 mm, podendo superar esses valores.
Já o Litoral Sul, Alto Vale, Serra e Planalto Norte ficam em estado de observação, com alerta amarelo (moderado) para risco de ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas, destelhamentos e danos na rede elétrica.
Quando a ‘chuva orográfica’ perde intensidade em Santa Catarina?
Segundo o meteorologista Piter Scheuer, os alagamentos que atingiram Santa Catarina foram causados pela “chuva orográfica”. “O fenômeno é uma combinação de uma perturbação nos níveis intermediários da atmosfera associados ao transporte de ar frio e úmido que vem do oceano através da circulação marítima”, explica.
Ainda segundo Scheuer, a partir de sexta-feira (17), a “chuva orográfica” deve começar a perder a intensidade no estado. Porém, ele destaca que, em razão do aquecimento das temperaturas durante a manhã de sexta, há a possibilidade de que novos temporais se formem de forma isolada.
“Pela manhã, pode ter alguma chuva rápida. Então o risco de alagamentos, enchentes, e enxurradas nos próximos dias é mais presente”, alerta Scheuer. Já ao longo do final de semana, a previsão do tempo para Santa Catarina, segundo o meteorologista, é de tempo abafado, porém, com chuvas atuantes no estado.