Não foi dessa vez! João Fonseca foi eliminado do Australia Open pelo italiano Lorenzo Sonego nesta quinta-feira (16), em duelo de quase quatro horas de duração, em Melbourne. O brasileiro perdeu o confronto por 3 sets a 2, com parciais de 6/7 (6), 6/3, 6/1, 3/6 e 6/3.
Mesmo com a derrota, a nova sensação do tênis mundial já fez história ao se tornar o brasileiro mais jovem a participar da competição, superando o feito do multicampeão Gustavo Kuerten, o Guga.
João começou na frente do placar, mas acabou sendo superado. Determinado, o carioca conseguiu buscar o resultado e empatou os sets, mas, no final foi superado pelo rival, considerado o número 55 do ranking da ATP (Associação de Tenistas Profissionais).
João Fonseca fez estreia brilhante no Australia Open
No primeiro jogo no torneio, o brasileiro venceu o russo Andrey Rublev, número 9 do ranking mundial da ATP por 3 sets a 0, (7/6 (1), 6/3 e 7/6 (5)).
Na partida, João ainda superou o ídolo do tênis, Carlos Alcaraz, ao fazer um forehand de velocidade média de 181 km/h.
Segundo dados do Australia Open, o atleta ultrapassou as marcas do francês Mpetshi Perricard (180 km/h) e do espanhol Carlos Alcaraz (178 km/h).
Eliminação com sabor agridoce
Apesar do gosto azedo da derrota de João Fonseca, que tinha expectativas altas para chegar mais longe, o carioca subiu provisoriamente no ranking mundial da ATP e chegou ao 98° lugar da lista, e integra o top 100.
No torneio, o sonho brasileiro de título ainda não acabou, uma vez que a tenista Bia Haddad bateu a russa Erika Andreeva por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 6/3.
A tetracampeã avançou para a terceira rodada do Australia Open e vai enfrentar, a também russa, Veronika Kudermetova, número 77 no ranking mundial.