Caruaru ganhou reforço de moderno equipamento que atua na prevenção. Tomografia das artérias coronárias reduz chances de óbitos por doenças cardiovasculares
Diariamente cresce o número de pessoas com problemas cardíacos no Brasil. Dados do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e do Ministério da Saúde mostram que houve um acréscimo de 150% de casos de infarto fulminante nos últimos 14 anos. Para se ter uma ideia, o cardiômetro, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, já registrou mais de 256 mil mortes por doenças cardiovasculares em 2024.
Considerando esses números alarmantes, é fundamental que o cuidado com a saúde cardíaca esteja cada vez mais presente na vida da população, seja por meio de hábitos saudáveis, como a prática de atividade física e uma dieta equilibrada, como também na realização dos exames preventivos. Com o avanço da tecnologia na medicina, surgem cada vez mais opções de procedimentos que facilitam esse monitoramento.
Um desses é a tomografia cardíaca, que analisa toda a estrutura do coração e artérias coronárias. Nesse contexto, Caruaru ganhou o reforço de um dos equipamentos mais modernos para esse tipo de exame, o tomógrafo Aquilion Serve, que está disponível na Manoel Florêncio Diagnósticos. A tecnologia oferecida no equipamento permite que o paciente faça seu exame em uma média de 20 segundos, de forma totalmente rápida, segura e confortável. A precisão e qualidade das imagens geradas permite um diagnóstico mais eficaz por parte dos cardiologistas.
Com recursos de Inteligência Artificial, permite um uso baixo de radiação e substitui procedimentos cirúrgicos mais tradicionais como o cateterismo, por exemplo, obtendo os resultados de forma não-invasiva. A cardiologista Thaís Pinheiro Lima é uma das responsáveis pela implantação do serviço na cidade, tendo experiência nos principais centros de medicina do país. Segundo ela, o cuidado prévio é de grande eficácia.
“Precisamos pensar que a prevenção sempre será o melhor caminho, então, exames como esses identificam e previnem as doenças cardiovasculares, reduzindo consideravelmente as chances de óbitos por esta causa”, explica. O exame é contraindicado para pacientes com insuficiência renal crônica, insuficiência cardíaca e insuficiência cardíaca descompensada. Neste artigo científico do Europen Heart Journal, publicado na revista científica da Universidade de Oxford, é possível conferir a comprovação da eficácia e os detalhes sobre as contraindicações.
De acordo com o médico e empreendedor Manoel Florêncio, é um ganho que reforça o vanguardismo de Caruaru na saúde regional.
“Seremos um dos primeiros centros de diagnósticos do Nordeste a oferecer este equipamento que vem revolucionando a cardiologia. Nosso objetivo é proporcionar à região exames cada vez mais seguros para reduzir os números preocupantes de pessoas que nos deixam sendo vítimas de alguma doença cardíaca. É trazer a previsibilidade daquilo que não se espera, como o infarto do miocárdio”, explicou.
As cardiologistas Thaís Pinheiro Lima e Gabriela Liberato são as responsáveis pelo serviço. Com atuação em grandes centros como o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, e Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, além de formação em instituições como a Harvard Medical School, tazem sua experiência para agregar ainda mais à novidade.
Médico responsável: Manoel Florêncio Bezerra Cavalcanti
CRM-PE: 7787
Tomografia das artérias coronárias reduz chances de óbitos por doenças cardiovasculares
Adicionar aos favoritos o Link permanente.