A tarde desta quarta-feira (15) em Pomerode, no Vale do Itajaí, foi marcada pela inauguração da ampliação da subestação da cidade, que contou com um investimento de 14,3 milhões.
A obra, inaugurada pelo governo de Santa Catarina e Celesc, contou com recursos provenientes de financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
De acordo com o governo catarinense, o principal objetivo do investimento milionário foi aumentar a capacidade de distribuição de energia na região.
Aproximadamente 15 mil unidades consumidoras são beneficiadas, o que abrange todos os bairros de Pomerode e algumas áreas de Blumenau, cidade vizinha.
Ampliação de subestação de Pomerode fornece energia mais estável
O governador Jorginho Mello, que cumpre agenda no Vale do Itajaí, esteve presente na inauguração da subestação de Pomerode, onde destacou a relevância do investimento para a região.
“Santa Catarina está investindo em infraestrutura para garantir que os catarinenses tenham acesso a serviços de qualidade, fomentando o progresso das nossas cidades e fortalecendo setores essenciais como o turismo e a indústria”, disse.
A ampliação da estrutura reduz o risco de sobrecargas e possíveis falhas no fornecimento de energia. Com a obra, o sistema ficou mais eficiente, otimizando a distribuição de energia.
A subestação de Pomerode recebeu um incremento de 26,67 MVA (Mega Volt-Ampere). Conforme o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, esse reforço apresenta um aumento de 66% na capacidade instalada da estrutura.
“Permitirá um fornecimento de energia mais estável e eficiente, acompanhando o crescimento da demanda local por cerca de 10 anos, de acordo com as projeções atuais”, afirmou.
O gerente da Agência Regional da Celesc, João Marcos Ribeiro, destacou que a obra de ampliação foi estratégica, com objetivo de garantir a qualidade no fornecimento de energia para a população e os setores econômicos de Pomerode e Blumenau.
“Esse investimento traz benefícios para quem vive e também para quem trabalha com o turismo e visita a região”, disse.