Município localizado no Grande Recife tem 18,7 candidatos disputando cada vaga. Solidão, no Sertão, tem a disputa menos acirrada por vaga na Câmara de Vereadores. Câmara Municipal de Vereadores de Paulista fica no Grande Recife
Reprodução/TV Globo
CIDADE
A cidade de Pernambuco com maior número de candidatos por vaga na disputa por vereador nas eleições de 2024 é Paulista, localizada na Região Metropolitana do Recife, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O munícipio tem 281 candidatos disputando 15 cadeiras na Câmara de Vereadores, o que corresponde a 18,73 candidatos por vaga.
Nas eleições deste ano, 14.833 candidatos a vereador pleiteiam 2.149 vagas na câmaras municipais em todo o estado, o equivalente a 6,9 candidatos por vaga (saiba, mais abaixo, como um vereador é eleito). Em 60 dos 184 municípios pernambucanos, a concorrência supera a média do estado.
🗳️ Acompanhe a cobertura completa das eleições em Pernambuco
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Apesar de ter a maior câmara municipal de Pernambuco, o Recife aparece em 10º lugar na lista, com 515 candidaturas inscritas para disputar 37 cadeiras, resultando em uma concorrência de 13,9 candidatos por vaga.
No ranking das 10 cidades pernambucanas com maior concorrência para vereador, aparecem nesta ordem: Jaboatão dos Guararapes (18,2 candidatos por vaga); Cabo de Santo Agostinho (17,8); Olinda (17); Camaragibe (16,7); Carpina (16,5); Abreu e Lima (14,7); Caruaru (14,6); Itamaracá (14,5) e o Recife (13,9).
Na parte inferior da tabela, a cidade de Solidão, no Sertão de Pernambuco, tem a disputa menos acirrada por uma vaga na Câmara de Vereadores: são 14 candidaturas registradas para nove cadeiras, o que corresponde a uma concorrência de 1,56 candidatos por vaga.
Outros municípios pernambucanos com menor concorrência para a Câmara de Vereadores são: Dormentes (1,73 candidatos por vaga); Salgadinho (1,78); Quixaba (2); Calçado (2,11); Camutanga (2,22); Correntes (2,27); Poção (2,33); Ingazeira (2,33) e Granito (2,33).
Concorrência para o cargo de vereador em PE nas eleições 2024
Como um vereador é eleito?
Ao contrário dos prefeitos, que são eleitos pelo principio majoritário de quem é o mais votado, os vereadores são escolhidos por um modelo proporcional.
O TSE tem um cálculo específico, chamado de quociente eleitoral, que define quem ocupará as vagas nas câmaras municipais. O modelo é o mesmo utilizado para eleger deputados estaduais e federais.
Para chegar no quociente eleitoral, é preciso dividir o número total de votos válidos (excluindo brancos e nulos) pelo total de vagas disponíveis em cada casa legislativa. Esse resultado vai estipular quantos votos são necessários para eleger um vereador.
Por exemplo, se uma cidade tem 10 mil eleitores para 10 vagas de vereador, a cada mil votos se conquista uma cadeira.
Após chegar a esse número, é a vez do quociente partidário, que é o total de votos válidos de cada partido ou federação dividido pelo quociente eleitoral.
Pela Constituição Federal, a partir do inciso IV do artigo 29, o total de vagas na câmara municipal depende do tamanho da população de cada cidade. O mínimo para cada município é de 9 vereadores, e o máximo é de 55.
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco
Eleições 2024: Paulista é a cidade de PE com maior concorrência por vaga de vereador; confira lista completa
Adicionar aos favoritos o Link permanente.