Usando bons produtos e a criatividade, dá para fazer bonito na reunião com a família e amigos. Divulgação / Pão & Prosa
Quando se fala em festa junina, além do forró e da tradicional fogueira, logo vem na memória afetiva o cheirinho de milho e das comidas que levam o ingrediente na receita. Entretanto, democrático como são os festejos do mês de junho, são também as mesas fartas do período, que cabem opções de petiscos salgados como tábuas de frios para intercalar com as iguarias juninas.
Para quem quer receber bem a família e os amigos, e agradar a maioria dos paladares, a sugestão é utilizar as duas referências gastronômicas para compor a mesa da festa, que pode ter uma decoração bem simples, com uma toalha de chita, um lacinho xadrez finalizando algum ornamento e até arranjos de palha em miniatura, como chapeuzinhos nas tampas das bebidas.
Para você se inspirar, seguem abaixo algumas opções que podem ser encontradas em duas operações gastronômicas da feirinha junina, da Arena de Eventos do Shopping Difusora, em Caruaru, que vai funcionar durante o mês de junho, no primeiro piso.
Culinária tradicional junina
A Pão & Prosa Delicatessen vem com uma proposta tradicional e as comidinhas típicas que sempre agradam. A operação vai estar na feirinha junina do Difusora com diversas opções. “Aqui o cliente vai encontrar uma variedade dessas delícias típicas e nós ainda o ajudamos a montar uma mesa perfeita para celebrar o São João”, ressalta a sócia-proprietária da marca, Amanda Ramos.
Divulgação / Pão & Prosa
Para uma mesa básica, Amanda sugere os bolos de milho, Pé de Moleque e de macaxeira. Além, é claro, das comidas de milho pamonha, canjica e mungunzá. Para completar a composição, salgadinho de queijo, queijo coalho e o cafezinho, que não pode faltar.
Já para uma mesa posta mais completa, a sugestão de Amanda é acrescentar mais opções de bolos, com bolo de milho, de Pé de Moleque, de mandioca, de macaxeira e Bolo de Rolo. Das tradicionais iguarias de milho, ela indica pamonha, canjica, munguzá, além do milho cozido. Para finalizar, salgadinho de queijo, Pão Delícia, grissini, paçoca de carne. Além dessas opções, Amanda também sugere uma tábua de frios, queijo coalho e queijo manteiga. Para beber, chocolate quente e café.
Divulgação / Pão & Prosa
E para dar aquele toque diferenciado na decoração, Amanda dá a dica: “Você pode complementar a mesa com alguns elementos decorativos juninos que vão incrementar e dar aquele charme a mais, podendo ser uma chita ou uma juta para forrar a mesa, que também pode conter peças de barro, itens de palha, figuras representativas e doces típicos. Solte a imaginação… e lembre-se de se divertir nos processos”, finaliza.
Harmonização com queijos e tábuas de frios
Para compor a mesa da festa, em grande estilo, a tábua de frios e a harmonização com queijos são opções diferenciadas. Os petiscos sempre agradam e para intercalar entre uma guloseima junina e outra, não tem melhor. Nesse quesito, a Queijos em Casa Caruaru, que também está na feirinha junina do Shopping Difusora, tem ótimas opções.
Divulgação / Shopping Difusora
Renata França
“As tábuas de frios nunca saem de moda. Agradam a todos de inverno a verão, tornando o ambiente mais agradável, além de harmonizar com várias bebidas como licores, vinhos, destilados, entre outras” destaca o proprietário da marca, João Paulo Peixoto.
De acordo com ele, uma tábua de frios básica pode ser composta com diversos queijos que podem ser encontrados na Queijos em Casa Caruaru, como reino, provolone, gorgonzola, além de salaminho, presuntos, entre outros itens da marca.
Uma tábua de frios básica pode ser composta com diversos queijos que podem ser encontrados na Queijos em Casa Caruaru, como reino, provolone, gorgonzola, além de salaminho, presuntos, entre outros itens da marca.
Renata França.
“Nós temos a preocupação de sempre atender nossos clientes, não só com os melhores produtos, mais também compartilhar a harmonização e as tendências do momento, e nesse período junino não seria diferente. Trazemos algumas opções de como criar um momento gastronômico especial”, enfatiza João Paulo.
Uma dessas propostas é a pamonha acompanhada de queijo coalho assado na chapa, que também pode ser substituído pelo queijo do reino, ou mesmo utilizar os dois numa mesma composição.
Divulgação / Shopping Difusora
Renata França
Já para curtir o friozinho a dois, João Paulo indica o fondue acompanhado de um bom vinho.