Vereadores votam pelo arquivamento do processo ético parlamentar contra Kátia das Rendeiras


Relator do caso, vereador Anderson Correia, deu parecer favorável a cassação da parlamentar. Demais parlamentares que formavam a comissão de ética, votaram pelo arquivamento do processo. Kátia das Rendeiras foi presa em Caruaru
Caruaru no Face
Nesta terça-feira (20), a Comissão de Ética Parlamentar da Câmara dos Vereadores de Caruaru, Agreste de Pernambuco, votou pelo arquivamento do processo ético parlamentar nº 03/2023 que julgava a vereadora Kátia das Rendeiras. O relator do caso, vereador Anderson Correia, deu parecer favorável a cassação do mandato, os demais vereadores que formam a comissão, pediram o arquivamento.
Caso Kátia das Rendeiras: Comissão de Ética Parlamentar marca audiência para debater situação da ex-vereadora
Justiça determina afastamento de Kátia das Rendeiras da função de vereadora
Vereadora Kátia das Rendeiras é presa em operação da Polícia Civil em Caruaru
Durante a reunião que aconteceu na sala das comissões, o relator disse que “Kátia assinou as folhas de ponto em branco, o que mostra que ela tinha conhecimento e concordava com o esquema de funcionário fantasma”. Já o vereador Antônio Liberato, disse que na época, “por conta da pandemia, havia o trabalho remoto, por isso a assinatura da folha de ponto não deve ser motivo pra cassar o mandato de Kátia”. Liberato então votou pra Kátia não ser cassada.
Os demais vereadores que fazem parte da Comissão de Ética Parlamentar, Carlinhos da Ceaca, Felipe José e Nelson Diniz também pediram o arquivamento do caso. Com a decisão, o processo só pode ser reaberto, caso exista algum fato novo.
Kátia das Rendeiras (Republicanos), atualmente cumpre prisão domiciliar. Ela foi presa durante uma operação da Polícia Civil Intitulada “Primus”, durante o mês de março de 2023, que cumpriu dois mandados de prisão, sendo um deles contra a parlamentar.
Entenda
Vereadora Kátia das Rendeiras, de Caruaru, foi alvo de operação
Divulgação/Câmara de Vereadores de Caruaru
Na manhã da quarta-feira (1º) de março, a Polícia Civil de Pernambuco desencadeou uma operação de repressão qualificada em Caruaru, no Agreste. Essa operação, intitulada “Primus”, cumpriu dois mandados de prisão e um deles foi contra a vereadora Kátia das Rendeiras.
A operação foi realizada com o objetivo de desarticular uma associação criminosa ligada à vereadora que era voltada à prática do crime de peculato. Por meio de nota, a Polícia Civil disse que as investigações do caso foram iniciadas em março de 2022.
Esta foi a 10ª operação do ano, vinculada à Diretoria Integrada Especializada (DIRESP), sob a presidência do delegado Jeová Miguel. Além de Kátia das Rendeiras, um assessor da vereadora também foi preso. Também foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão domiciliar, sequestro de bens e bloqueio judicial de ativos financeiros dos envolvidos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.