Primeiro turno das eleições será realizado no dia 6 de outubro. Caruaru tem mais de 241 mil eleitores e pode ir para segundo turno, em 27 de outubro. Prefeitura de Caruaru.
Divulgação
Neste ano, 130 municípios do país contam com mais de 200 mil eleitores registrados. Com essa quantidade, a disputa para o cargo de prefeito pode ser decidida em uma segunda etapa do pleito, se nenhum candidato obtiver maioria absoluta dos votos na primeira fase da votação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Caruaru e região no WhatsApp
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, nas eleições municipais de 2020, Caruaru, no Agreste de Pernambuco, tinha 225.164 eleitores aptos. Em 2024, o número total atingiu 247.041, um aumento de 21.877 novos eleitores em relação as últimas eleições municipais. Com esses números, há chances das eleições municipais irem para um segundo turno no dia 27 de outubro.
De acordo com o TSE, para o candidato se eleger no 1° turno, a candidatura do prefeito de um município com mais de 200 mil eleitores deve obter a maioria absoluta dos votos. Isso significa que um candidato precisa obter metade mais um dos votos válidos – que são os dados exclusivamente aos concorrentes.
Neste cálculo, não se computa votos nulas e brancos. Caso isso não ocorra, as duas candidaturas mais votadas no 1º turno seguem para o 2º. O eleitorado, então, deverá voltar às urnas no dia 27 de outubro para escolher entre esses dois nomes.
Saiba quais os critérios para um segundo turno nas eleições de Caruaru
Adicionar aos favoritos o Link permanente.