Este ano de 2024 foi um marco para a reconexão de Brasília, a capital do país, com outros países do mundo. De acordo com a Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal (Serinter-DF), uma das responsáveis pelas conquistas, foram lançadas rotas para Santiago (Chile), Cancún (México) e Bogotá (Colômbia), além do aumento na oferta de voos para Miami, Orlando (EUA) e Buenos Aires (Argentina).
“A ampliação das rotas internacionais impulsiona o turismo e os negócios na cidade”, afirmou o secretário da pasta, Paco Britto (foto em destaque).
Recentemente, o GDF e o governo federal iniciaram articulações para estabelecer uma rota entre Brasília e Roma, na Itália.
A iniciativa conta com a intermediação do embaixador italiano Alessandro Cortese, que destacou o simbolismo dessa conexão entre as duas capitais.
Um estudo de viabilidade foi preparado, e uma reunião com representantes do GDF, do Ministério do Turismo e da companhia aérea ITA Airways está prevista para janeiro de 2025.
A pasta se consolidou neste ano diversas iniciativas voltadas à internacionalização da economia local e ao fortalecimento de conexões aéreas internacionais.
Criada há dois anos para aproximar o Governo do Distrito Federal (GDF), a comunidade diplomática e a população, a pasta tem destacado a produção regional e promovido eventos para inserir empresas do DF no mercado global.
Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (Sedet-DF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Serinter-DF organizou o evento “DF para o Mundo”, que reuniu centenas de empresas interessadas em exportar. O objetivo foi oferecer soluções e apoio para a entrada de produtos brasilienses em mercados estrangeiros.
“É uma determinação do governador Ibaneis Rocha dar todo suporte ao setor produtivo. É preciso exportar e mostrar o DF para o mundo. Brasília é o centro do poder, das decisões, mas temos que ver que aqui tem gente, tem indústria, tem um comércio pujante e uma agricultura forte”, destacou o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto.
Dados do Boletim do Comércio Exterior do Distrito Federal, elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF) e pela Serinter, apontam que o DF se destacou em nichos específicos em 2024.
A região ocupa a terceira posição nacional na exportação de sorgo para semeadura e morangos frescos e o nono lugar nas exportações de carnes congeladas de aves.
Buscando estreitar laços com o mercado externo, o secretário Paco Britto realizou visitas às mais de 130 embaixadas sediadas na capital federal. A estratégia visou compreender as demandas de cada país e identificar fornecedores locais capazes de atender às necessidades específicas.
Por meio de Acordos de Cooperação, a Serinter tem articulado parcerias entre entidades representativas e o setor produtivo local, facilitando a internacionalização de produtos e serviços do DF.
“Sabemos do potencial das nossas empresas e queremos estimular e fortalecer o empresário do DF para o mercado internacional”, ressaltou Britto.
The post Turismo: novas rotas internacionais saindo de Brasília foram destaque em 2024 first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.