O 13º salário é sempre aquele alívio para qualquer trabalhador. Se você tem contas a pagar e precisa de uma ajuda extra para quitar as dívidas, o valor a mais também é muito bem-vindo. Mas se você tem a chance de guardar o dinheiro extra, sabe como investir o 13º salário?
De acordo com a educadora financeira Thaísa Durso, ouvida pelo portal R7, investimentos são ótimas formas de utilizar o 13º salário, transformando o recurso em uma segurança para o futuro.
“Investir qualquer quantia já é um passo importante para o futuro. Vale lembrar que muitos investimentos permitem começar com valores baixos e, ao longo do tempo, os juros compostos fazem esse valor crescer. Ou seja, investir o que sobrou do 13º – seja muito ou pouco – é muito mais vantajoso do que esperar acumular uma grande quantia antes de começar”
Veja como investir o 13º salário
Saber como investir o 13º salário é um passo indispensável para fazer qualquer movimento financeiro. Neste caso, CDBs e outros títulos de renda fixa com vencimento em datas específicas podem ser ótimas opções.
Ao escolher um CDB, por exemplo, com um prazo de dois anos, você permite que o dinheiro cresça com o tempo, beneficiando-se dos juros compostos para maximizar o valor investido.
Uma das vantagens da renda fixa é a previsibilidade dos retornos. Com investimentos como CDBs, LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) ou LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio), você sabe com maior clareza quanto seu dinheiro vai render até o vencimento, já que muitos desses títulos oferecem uma taxa de rentabilidade fixa ou atrelada ao CDI (índice de referência no mercado de juros).
Isso permite que você planeje o uso desse valor para financiar uma viagem, cursos, ou mesmo uma renovação em casa, tudo sem comprometer o orçamento mensal.