Reaplicação do Enem 2024: tema da redação é ‘desafios para a valorização da arte de periferia no cenário cultural brasileiro’


Prova é dirigida a quem perdeu a primeira versão por problemas de infraestrutura ou de saúde, por exemplo. Pessoas privadas de liberdade também prestam o exame nesta terça (10) e na quarta (11).
Redação do Enem é aplicada no primeiro dia de provas
Agência Brasil
O tema da redação na reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 é “Desafios para a valorização da arte de periferia no cenário cultural brasileiro”.
Na aplicação comum, em novembro, os candidatos tiveram de escrever sobre “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
‘Levo livros para a cela onde moro’: conheça as histórias de detentos que fazem o Enem de dentro do presídio
Quem participa da reaplicação do Enem?
A prova, aplicada em 10 e 11 de dezembro, é voltada para:
pessoas privadas de liberdade (Enem PPL);
candidatos que não compareceram ao primeiro domingo de provas (03/11) porque estavam com doenças infectocontagiosas (tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Mpox, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19);
participantes afetados por erros na aplicação do exame ou por problemas logísticos (falta de energia elétrica no local de aplicação do Enem, em novembro, ou enchentes e desastres naturais na região).
No primeiro caso, as próprias unidades prisionais cuidam do processo de inscrição dos detentos. Já nas duas últimas situações (problemas de logística ou de saúde), foi necessário justificar a ausência e solicitar, na Página do Participante, o direito à reaplicação.
Vídeos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.