Vigilante denuncia ataque de racismo em terminal urbano de Rio Preto


O caso ocorreu na tarde de sexta-feira (29) em São José do Rio Preto (SP). A Guarda Civil Municipal foi acionada após a vítima ser chama de “macaca” por uma mulher em situação de rua. Terminal Urbano fechado em Rio Preto
Renato Pavarino/G1
Uma vigilante, que trabalha no Terminal Rodoviário Urbano de São José do Rio Preto (SP), denuncia ter sido vítima de racismo após ser chamada de “macaca” por uma moradora que estava local, nesta sexta-feira (29).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A Guarda Civil Municipal foi acionada depois que a vítima abordou a mulher, aparentemente em situação de rua, que pedia dinheiro aos passageiros.
Segundo o boletim de ocorrência, a suspeita foi advertida pela vigilante porque estaria abordando os usuários do local de forma constrangedora. Em seguida, a funcionária foi chamada de “macaca”.
Ainda, de acordo com o registro policial, a suspeita também estava ingerindo bebida alcoólica, o que, de acordo com as normas de conduta do local, é considerado proibido.
Ao ver a presença dos guardas municipais, a mulher ficou bastante alterada e, por conta disso, eles precisaram pedir de ajuda de outros oficiais para retirá-la do terminal.
Em depoimento à polícia, a moradora confessou que ofendeu a vigilante, mas disse que agiu por impulso porque foi derrubada com uso de força física.
Um outro funcionário do local também confirmou à polícia que ouviu o diálogo entre as duas. Disse ainda, que foi necessário conter o comportamento agressivo da suspeita.
Em nota ao g1, a Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb) esclareceu que orientou a funcionária a fazer um boletim de ocorrência e esperar que a polícia investigue o ocorrido.
O caso foi registrado como preconceito de raça ou cor e lesão corporal na Central de Flagrantes.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.