Alunos criam álbum de figurinhas com personalidades e monumentos para comemorar os 200 anos de Franca, SP


Projeto foi desenvolvido na escola estadual Professor Luiz Paride Sinelli. Iniciativa resultou em aumento de 95% na presença de estudantes, diz diretora. Escola de Franca cria álbum de figurinhas com personalidades da cidade
Para comemorar os 200 anos de Franca (SP) e incentivar os alunos a estudar, a Escola Estadual Professor Luíz Páride Sinelli apostou em um álbum de figurinhas com 31 personalidades e 21 monumentos francanos.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A ideia surgiu a partir do material didático já disponibilizado na unidade de ensino e contou com a participação da comunidade local para sair do papel. Ao todo, 35 comerciantes arrecadaram R$ 8 mil para financiar a impressão de 400 exemplares e 4.000 figurinhas.
Diretora da escola, Viviane Marque Nunes Carrijo conta que o álbum não só levou diversão para os alunos, mas também impulsionou o conhecimento.
“Nós tivemos um resultado muito significativo na presença dos alunos, saímos de 80, 87% para mais de 95% de presença. Isso foi muito positivo. Além da aprendizagem, eles tinham de focar no cumprimento das tarefas para poder adquirir os pacotinhos de figurinha.”
A troca de figurinhas e o tradicional ‘jogo do bafo’ movimentaram a escola. A ansiedade para completar o álbum significava mais estudo e mais conhecimento adquirido.
Escola de Franca cria álbum de figurinhas com personalidades e monumentos locais para comemorar os 200 anos da cidade
Reprodução/EPTV
✍Descobrindo personalidades
O esporte que tem o coração dos francanos, foi o que chamou a atenção da aluna Maria Júlia Gimenes, de 13 anos. Em destaque atualmente, a equipe do Franca Basquete carrega muitas histórias e uma delas foi parar no álbum de figurinhas.
“O que eu mais gostei foi o Pedro Murila, por ele ser ex-técnico do time de basquete daqui de Franca. Eu também sempre tive essa conexão com o basquete desde a infância, porque meu irmão jogava e eu sempre gostei bastante, tentei jogar também, mas não deu certo.”
Os monumentos da cidade também chamaram a atenção. A Fonte Luminosa, no Centro de Franca, e a ponte da Vila São Sebastião conseguiram despertar a curiosidade da Maria Júlia que, por vezes, passaram despercebidas pelo caminho.
Emily Valim, de 13 anos, foi conquistada pela história de Geraldo Pelotão, um homem que passava o dia na Praça da Barão jogando pedras nas crianças e adolescentes. Pedro de Souza, de 14 anos, ficou surpreso ao descobrir que Luiza Trajano é francana.
“Ela é líder do grupo Magazine Luiza e realmente era de Franca. Foi uma descoberta minha, realmente. É muito importante pra gente que mora aqui, que nasceu nesse lugar, conhecer também a história, conhecer as pessoas que foram importantes na história.”
Escola de Franca cria álbum de figurinhas com personalidades e monumentos locais para comemorar os 200 anos da cidade
Reprodução/EPTV
Isac de Souza, de 16 anos, conta que o projeto ajudou também os alunos mais tímidos. Isso porque, para conseguir completar o álbum, foi preciso conversar com os colegas e trocar figurinhas.
“Muitos imaginavam que não ia dar muito certo, que muita gente não ia ficar interessada, mas quando viram esse projeto e essa troca, bastante gente começou a interessar, vim a semana inteira na escola. Bastante gente brincando bastante, melhorou no diálogo, as pessoas que tinham mais vergonha de falar começaram ficar mais comunicativas.”
📚Inovar no aprendizado
O professor de história Marlon Antônio Ferreira conta que a iniciativa foi importante para sair do formato padrão de ensino, com livros e slides. Ele conseguiu perceber, dentro da sala de aula, o impacto que o projeto teve no processo de aprendizagem dos alunos.
“Além de comemorar os 200 anos de Franca, a gente conseguiu trazer para a sala de aula um pouco dessa dimensão deles perceberem no ensino da história algo vivo e pulsante.”
Escola de Franca cria álbum de figurinhas com personalidades e monumentos locais para comemorar os 200 anos da cidade
Reprodução/EPTV
Ele acredita que depois do álbum de figurinhas, os alunos conseguiram desenvolver um senso de cuidado maior com o espaços públicos. Para o professor, o olhar vai estar mais atento a cada esquina que eles passarem na cidade.
Viviane compartilha da mesma percepção e comemora os resultados que tiveram com o projeto. Segundo ela, agora é o momento de pensar no futuro e em outras formas de conseguir ensinar os alunos de maneira criativa.
“A partir do álbum de figurinha, eles conseguiram ter um maior sentimento de pertencimento pela cidade e pela escola, eles têm esse cuidado. Eu acredito que logo no começo do ano eles vão estar envolvidos com escola, vão querer frequentar, vão cobrar uma segunda edição do álbum, então nós estamos aí na expectativa.”
Escola de Franca cria álbum de figurinhas com personalidades e monumentos locais para comemorar os 200 anos da cidade
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.