Com o objetivo de incentivar o público masculino a cuidar da saúde, a prefeitura de Criciúma, em Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove, nesta terça-feira (12), o Dia ‘D’ do Novembro Azul. Todas as UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) estarão abertas até as 20h, com foco em ampliar o acesso à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Dia ‘D’ do Novembro Azul
Durante o dia, as unidades também oferecerão consultas médicas, avaliação de saúde bucal, atualização de vacinas e testes rápidos para hepatite B e HIV. Haverá orientações sobre hábitos saudáveis, autocuidado e informações sobre o programa municipal de combate ao tabagismo.
De acordo com o secretário de Saúde, Devid de Freitas Floriano, a campanha é uma oportunidade para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde. “Infelizmente, muitos homens ainda relutam em procurar atendimento médico. Por isso, essa ação é fundamental para quebrar essa barreira. Cuidar da saúde é um ato de coragem. Quanto mais cedo um problema é identificado, maior é a chance de tratamento eficaz e melhor qualidade de vida”, afirmou.
Neste ano, a campanha do Novembro Azul adota o lema “Cuidar da saúde é um ato de coragem”, ressaltando a importância do acompanhamento médico regular. Para a gerente de Educação Permanente em Saúde e Humanização da Secretaria Municipal, Ana Paula Aguiar Milanez, o ponto principal é motivar os homens a priorizarem o autocuidado. “O cuidado não é sinal de fraqueza, mas sim de coragem e amor-próprio. Durante esse mês, reforçamos que manter os exames em dia é um passo essencial para uma vida mais saudável e longa”, destacou.
Além das ações desta terça-feira, a campanha continuará ao longo de novembro com palestras e atividades focadas na saúde masculina, promovendo a prevenção e a adoção de hábitos saudáveis. As equipes de saúde estarão disponíveis para tirar dúvidas, oferecer orientações e incentivar o diagnóstico precoce, contribuindo para o bem-estar da população masculina do município.