ANS abre consulta pública para avaliar uso de medicamento no tratamento do câncer de próstata

ANS abre consulta pública para avaliar uso de medicamento no tratamento do câncer de próstataRedação GPS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) iniciou a Consulta Pública (CP) nº 143 para discutir a inclusão da enzalutamida em monoterapia e em combinação com leuprorrelina no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde dos planos de saúde.

O medicamento é destinado ao tratamento do câncer de próstata hormônio sensível não-metastático em casos de recorrência bioquímica de alto risco. O período de contribuições começou em 8 de novembro e se estende até 27 de novembro de 2024.

Atualmente, a enzalutamida já é utilizada em outros cenários de tratamento do câncer de próstata, incluindo o câncer sensível à castração metastático, metastático resistente à castração, pacientes metastáticos resistentes que já passaram por quimioterapia e em casos não metastáticos resistentes à castração.

Qualquer pessoa interessada pode participar da consulta por meio do site da ANS, com a possibilidade de oferecer contribuições, recomendações e opiniões sobre a inclusão do medicamento no âmbito dos planos de saúde.

Câncer de próstata

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que 71.730 homens receberão o diagnóstico de câncer de próstata no Brasil entre 2023 e 2025, com um risco médio de 67,86 novos casos para cada 100 mil homens. O câncer de próstata sensível à castração não-metastático com recidiva bioquímica de alto risco refere-se à fase em que, após tratamentos como cirurgia e/ou radioterapia, há novo aumento nos níveis de antígeno prostático específico (PSA), sugerindo possível retorno da doença.

Os interessados em participar da Consulta Pública nº 143 devem acessar o formulário disponibilizado no site da ANS. Na seção “Consultas Públicas Vigentes”, é necessário selecionar o número 143 e clicar em “Participar”.

Ao entrar na página da consulta, os participantes devem preencher os dados de contato, selecionar a UAT-143 (enzalutamida em combinação com leuprorrelina) e inserir sua opinião e justificativa.

O processo pode ser repetido para opinar sobre a enzalutamida em monoterapia, selecionando a UAT-142. Após o preenchimento e justificativa, a contribuição é enviada para avaliação.

The post ANS abre consulta pública para avaliar uso de medicamento no tratamento do câncer de próstata first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.